Introdução
Pertinência do Projeto
A Federação Portuguesa de Orientação (FPO) identifica que um número alargado de clubes não tem valências, ou se as tem não são robustas, no domínio da plataforma OriOasis e do Site FPO, desencadeando-se assim uma grande carga de trabalho nos serviços da FPO, de modo a acompanhar regularmente os clubes na realização de tarefas nessas plataformas.
A FPO identificou também que, a nível nacional, apenas 1 clube se candidata a fundos do IPDJ no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT), contudo existem mais de 10 clubes que já realizam atividades enquadráveis no âmbito deste projeto. De igual modo, verifica-se desconhecimento por parte dos clubes, em candidatarem-se aos apoios que a FPO coloca ao seu dispor.
Por outro lado, a FPO entende que dando formação na área de gestão e logística pode também apresentar recursos aos clubes por forma a conseguirem rentabilizar de forma mais eficiente os recursos financeiros e logísticos que têm ao seu dispor a que podem concorrer. Desde a possibilidade de candidaturas a projeto, seja do IPDJ, seja da FPO, até à gestão adequada de situações logísticas que farão com que os clubes possam aumentar os índices de desempenho.
ALINHAMENTO COM OS OBJETIVOS DO PROGRAMA CLUBE TOP
O projeto está alinhado com os objetivos do Programa CLUBE TOP, visando capacitar os dirigentes desportivos por forma a dar autonomia aos respetivos clubes, potenciando o desenvolvimento desportivo.
Consistência do Projeto
Tema
A Formação de recursos humanos ao nível dos dirigentes dos clubes, nas seguintes áreas: Gestão da informação na plataforma Orioasis e Site FPO; Gestão Logística e Financeira de Eventos; Elaboração de candidaturas no âmbito do PNDpT e a apoios FPO.
Objetivos
Dotar os clubes de dirigentes desportivos devidamente capacitados, autónomos e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, potenciando o desenvolvimento desportivo, tanto na vertente de lazer como de competição.
CONTEÚDOS/ATIVIDADES
Esta ação de Formação divide-se em 3 fases:
- Divulgação
- Formação
- Apuramento e Comunicação de Resultados
Na fase 1 a FPO irá enviar, por meio postal, cartas aos dirigentes associativos e clubes em forma de divulgação do evento, bem como estar presente e fazer divulgação nas 4 provas nacionais que têm maior taxa de participação.
Na fase 2, a FPO lecionará aos inscritos o plano de formação:
- Plataforma OriOasis;
- Plataforma Site FPO;
- Preparação e Gestão logística e financeira de Eventos;
- Candidaturas ao Programa Nacional do Desporto para Todos (PNDpT), do IPDJ;
- Candidatura a apoios FPO.
Na fase 3, na cerimónia de encerramento do ano, a FPO, divulgará os resultados obtidos através desta medida.
QUALIDADE DA EQUIPA DE FORMADORES/AUTORES
Carlos Monteiro – É praticante de orientação, reformado da banca, ex-dirigente do maior clube registado em 2022 na FPO, é também ex-dirigente da FPO, tendo sido o Diretor de Prova Adjunto da maior prova internacional, de orientação, em Portugal. Com mais de 100 organizações a seu cargo ao longo dos últimos 25 anos é a pessoa mais experiente na modalidade, ao nível da gestão e organização de eventos.
Cristiana Maranhão – É praticante de orientação, Licenciada em Desporto e Bem-Estar, Mestre em Atividade Física e Saúde, Certificado de Competências Pedagógicas (Formadora certificada), Formadora de formação contínua de Professores Creditada, Docente na Escola Superior de Educação e Ciências sociais, do Politécnico de Leiria, desde 2016, é ex-funcionária da FPO, onde apoiava e redigia candidaturas da FPO ao IPDJ, tendo já apoiado clubes a submeter as suas candidaturas.
André Mora – É praticante de orientação, Técnico de Informática de Gestão, apoia na gestão e programação da plataforma OriOasis, desenvolveu e atualiza o site da FPO, leciona há 3 anos uma formação de apoio aos atletas sobre o OriOasis.
DOCUMENTOS RELEVANTES
INSCRIÇÃO NAS FORMAÇÕES