Os Critérios de Seleção para o ano de 2021 foram sujeitos a uma alteração profunda em função da situação pandémica que vivemos. No ano de 2020 a atividade das Seleções foi severamente afetada pelos sucessivos confinamentos e cancelamento de competições, não se tendo realizado qualquer evento no âmbito da IOF. O início do ano 2021 mantém esta tendência, tendo sido já canceladas duas competições internacionais, o JEC e o EJYOC, a realizar em abril, para além, do cancelamento de todas as competições nacionais, até ao final de abril. Todas as limitações à circulação e os períodos alargados de confinamento, têm contribuído para uma paragem obrigatória das atividades regulares das seleções.

Apesar das adversidades, temos de manter os nossos atletas focados no treino e com uma planificação desportiva ajustada para o período pós-Covid, momento em que as competições regressarão.

Dada a impossibilidade de termos Provas de Seleção com a possibilidade de divulgação antecipada e participação do maior número de atletas (incluindo atletas residentes no estrangeiro, que se encontram com grandes constrangimentos de deslocação) optou-se pela realização de Eventos de Observação, sendo desta forma forçados a ajustar todo o processo de seleção de atletas para o EOC 2021 conforme apresentado a seguir:  

  1. Os candidatos terão de pertencer aos escalões H/D14, H/D16, H/D18, H/D20 e H/D Elite, H/D20 e H/D Elite, e ser federados na FPO, com licença válida;
  2. É imprescindível o preenchimento do documento “Projecto Desportivo Individual” – PDI (Preencher formulário), que estará disponível online e terá que ser preenchido até 22 de abril, para os escalões H/D20 e H/D Elite, e até dia 30 de abril para os restantes escalões. Qualquer atleta dos escalões atrás referidos que tenha interesse em fazer parte do grupo "selecionável" pode e deve preencher o PDI;
  3. Nos “Eventos de Observação” só poderão participar os atletas que preencheram o PDI, sendo este o documento de compromisso do atleta perante a Seleção.

O Evento de Observação para a prova EOC a realizar-se na Suíça, irá decorrer no próximo dia 25 de abril na Figueira da Foz. A participação no evento carece de inscrição prévia até às 16h00 do dia 22 de abril em formulário on-line.

 

Ofício 014/2021 - Seleções Nacionais Pedestre

Footer - Parceiros, Patrocinadores e Media