FPO

Introdução

Pertinência do Projeto

A Federação Portuguesa de Orientação (FPO) identifica que um número alargado de clubes não tem valências, ou se as tem não são robustas, no domínio da plataforma OriOasis e do Site FPO, desencadeando-se assim uma grande carga de trabalho nos serviços da FPO, de modo a acompanhar regularmente os clubes na realização de tarefas nessas plataformas.

A FPO identificou também que, a nível nacional, apenas 1 clube se candidata a fundos do IPDJ no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT), contudo existem mais de 10 clubes que já realizam atividades enquadráveis no âmbito deste projeto. De igual modo, verifica-se desconhecimento por parte dos clubes, em candidatarem-se aos apoios que a FPO coloca ao seu dispor.

Por outro lado, a FPO entende que dando formação na área de gestão e logística pode também apresentar recursos aos clubes por forma a conseguirem rentabilizar de forma mais eficiente os recursos financeiros e logísticos que têm ao seu dispor a que podem concorrer. Desde a possibilidade de candidaturas a projeto, seja do IPDJ, seja da FPO, até à gestão adequada de situações logísticas que farão com que os clubes possam aumentar os índices de desempenho.

ALINHAMENTO COM OS OBJETIVOS DO PROGRAMA CLUBE TOP

O projeto está alinhado com os objetivos do Programa CLUBE TOP, visando capacitar os dirigentes desportivos por forma a dar autonomia aos respetivos clubes, potenciando o desenvolvimento desportivo.

 

Consistência do Projeto

Tema

A Formação de recursos humanos ao nível dos dirigentes dos clubes, nas seguintes áreas: Gestão da informação na plataforma Orioasis e Site FPO; Gestão Logística e Financeira de Eventos; Elaboração de candidaturas no âmbito do PNDpT e a apoios FPO.

 

Objetivos

Dotar os clubes de dirigentes desportivos devidamente capacitados, autónomos e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, potenciando o desenvolvimento desportivo, tanto na vertente de lazer como de competição.

 

CONTEÚDOS/ATIVIDADES

Esta ação de Formação divide-se em 3 fases:

  1. Divulgação
  2. Formação
  3. Apuramento e Comunicação de Resultados

 

Na fase 1 a FPO irá enviar, por meio postal, cartas aos dirigentes associativos e clubes em forma de divulgação do evento, bem como estar presente e fazer divulgação nas 4 provas nacionais que têm maior taxa de participação.

Na fase 2, a FPO lecionará aos inscritos o plano de formação:

  • Plataforma OriOasis;
  • Plataforma Site FPO;
  • Preparação e Gestão logística e financeira de Eventos;
  • Candidaturas ao Programa Nacional do Desporto para Todos (PNDpT), do IPDJ;
  • Candidatura a apoios FPO.

Na fase 3, na cerimónia de encerramento do ano, a FPO, divulgará os resultados obtidos através desta medida.

 

QUALIDADE DA EQUIPA DE FORMADORES/AUTORES

Carlos Monteiro – É praticante de orientação, reformado da banca, ex-dirigente do maior clube registado em 2022 na FPO, é também ex-dirigente da FPO, tendo sido o Diretor de Prova Adjunto da maior prova internacional, de orientação, em Portugal. Com mais de 100 organizações a seu cargo ao longo dos últimos 25 anos é a pessoa mais experiente na modalidade, ao nível da gestão e organização de eventos.

 

Cristiana Maranhão – É praticante de orientação, Licenciada em Desporto e Bem-Estar, Mestre em Atividade Física e Saúde, Certificado de Competências Pedagógicas (Formadora certificada), Formadora de formação contínua de Professores Creditada, Docente na Escola Superior de Educação e Ciências sociais, do Politécnico de Leiria, desde 2016, é ex-funcionária da FPO, onde apoiava e redigia candidaturas da FPO ao IPDJ, tendo já apoiado clubes a submeter as suas candidaturas.

 

André Mora – É praticante de orientação, Técnico de Informática de Gestão, apoia na gestão e programação da plataforma OriOasis, desenvolveu e atualiza o site da FPO, leciona há 3 anos uma formação de apoio aos atletas sobre o OriOasis.

 

DOCUMENTOS RELEVANTES

 

INSCRIÇÃO NAS FORMAÇÕES

 

Apoios em vigor até 31/12/2023

 

Apoios em vigor até 31/12/2021

Os percursos permanentes constituem uma excelente forma de divulgação da modalidade, constituindo-se igualmente como meio facilitador da prática por parte de utilizadores regulares ou casuais, podendo estes percursos assumir diferentes vocações, nomeadamente e sem prejuízo de outras, formação/ensino, treino, lazer, divulgação turística, etc. Neste sentido, a Federação Portuguesa de Orientação (FPO) desenvolve o projeto “ORIENTAÇÕES. Para todos e a qualquer momento”, no âmbito do qual incentiva os clubes filiados e escolas a criarem, manterem e rentabilizarem percursos permanentes nas suas áreas territoriais de influência, onde exista ou se produza mapa de Orientação, para o que disponibiliza apoio específico de natureza diversa.

 

 

Construção Percurso Permanente: Orientações - Para todos e a qualquer momento

O projeto ORIENTAÇÕES. Para todos e a qualquer momento, no âmbito do qual incentiva os clubes filiados e escolas a criarem, manterem e rentabilizarem percursos permanentes nas suas áreas territoriais de influência, onde exista ou se produza mapa de Orientação, para o que disponibiliza apoio específico de natureza diversa.

Pretende-se, em parceria com clubes e escolas, aumentar o número de percursos permanentes disponíveis no país, bem como integrá-los num processo gerido centralmente pela Federação e operacionalizado localmente pelos parceiros, em articulação com as autarquias e outras entidades locais, tornando a prática da Orientação progressivamente acessível a qualquer cidadão e em qualquer momento.

Esta iniciativa insere-se claramente numa perspetiva de Desporto Para Todos, de promoção da mobilidade ativa e de estilos de vida saudáveis.

Preencha o seguinte formulário escolhendo a opção: ORIENTAÇÕES. Para todos e a qualquer momento

 

 

 

Footer - Parceiros, Patrocinadores e Media