spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Taça dos Países Latinos - TPL 2017
20-Mar-2017
Convocatória
 
VIII Troféu Ori-BTT CPOC
13-Mar-2017
 

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 11 e 12 de março, em Janas (Sintra), o VIII Troféu Ori-BTT do CPOC, organizado pelo Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC, Oeiras) sob a direção de Ana Filipa Silva, atleta da seleção nacional da disciplina.

 

Com duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2017 (TP O-BTT 2017), este evento inaugurou o calendário da TP O-BTT 2017, no qual estiverem presentes 179 atletas, 39 dos quais em escalões dirigidos a novos praticantes desta disciplina de Orientação que disfrutaram de agradáveis desafios para todos.

                            

  Jovem atleta a dar as primeiras pedaladas na modalidade. Foto: CPOC

 

Comecemos pelos principais escalões de competição. Em femininos, no geral dos dois dias, a vitória sorriu a Susana Pontes, atleta do Clube de Orientação do Centro (Leiria) que venceu as duas etapas disputadas, seguida de Noémia Magalhães dos Amigos da Montanha (Barcelos) e de Diana Moreira do Clube de Aventura da Bairrada (Águeda), segunda e terceira classificadas.

 

Em masculinos a vitória foi para Davide Machado, atleta do Clube de Orientação do Minho (Braga) e medalha de bronze dos últimos mundiais de Orientação em BTT que ganhou de forma folgada as duas etapas. A ocupação dos dois restantes lugares do pódio foi renhida, com vantagem na classificação geral para Daniel Marques do Clube de Orientação do Centro (Leiria), sobre Luís Barreiro do Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (Pombal). Neste escalão, destaque-se igualmente a excelente prestação de Duarte Lourenço do Clube BTT Loulé/BPI/ELEVIS (Loulé), atleta júnior que nesta época compete no escalão elite.

 

           

 Davide Machado e Susana Pontes a completarem as suas provas. Foto: CPOC

 

Nos restantes escalões femininos e masculinos, as vitórias e os restantes lugares dos pódios foram para atletas nacionais e estrangeiros dos mais diversos clubes de Orientação. Mas a vitória coletiva e o mais alto lugar do pódio para clubes foi para o Clube BTT Terra de Loulé//BPI/ELEVIS, de Loulé. Os restantes lugares deste pódio foram para o Clube de Orientação do Centro (Leiria) e o Clube da Natureza de Alvito (Alvito), segundo e terceiro classificados.

 

                                 

 Atleta do Académico de Torres Vedras (Torres Vedras) a passar junto do seu ponto. Foto: CPOC

 

Neste evento é de destacar a participação de novos praticantes que experimentaram esta disciplina da modalidade, o que se espera seja uma tendência natural da disciplina, depois de uma época com elevadas performances dos atletas nacionais em eventos mundiais. Por certo que também é fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube Português de Orientação e Corrida, clube com sede em Oeiras, mas que, de forma regular, desenvolve atividades de orientação gratuitas neste e em outros concelhos da grande Lisboa.

Site

Facebook:

 
Magazine O-TV 11 de março de 2017
10-Mar-2017

O Magazine O-TV da Beira Litoral "O" Meeting irá ser transmitido no próximo sábado, dia 11 de março às 15h25, na RTP 2.

 

 

 
Aguiar da Beira “O” Meeting 2017
06-Mar-2017

  

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 04 e 05 de março, em Aguiar da Beira, o Aguiar da Beira “O” Meeting 2017 (ABOM’17), organizado pelo Clube de Orientação de Estarreja (Ori-Estarreja, Estarreja).

 

Com três etapas pontuáveis para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2017 (TP Ped 2017), de distância média, sprint e distância longa, os percursos de elite feminina e masculina das duas primeiras também eram pontuáveis para o Ranking Mundial da Federação Internacional de Orientação (IOF WRE).

 

A primeira e a terceira etapas decorreram no mapa de “Aguiar da Beira Norte”, onde os atletas tiveram de cumprir percursos de elevada exigência técnica, percorrendo paisagens deslumbrantes com imensos detalhes rochosos.

 

Ponto de controlo colocado no meio dos afloramentos rochosos. Foto: ABOM


Na etapa distância média estiveram presentes grandes figuras mundiais da modalidade. A grande vencedora do escalão elite feminina foi Svetlana Mironova, atleta que gastou pouco mais de 40 minutos para completar o seu percurso, menos 15 segundos que Ekaterina Nikitina, segunda classificada, e 30 segundos que a terceira, a sua colega de equipa Urika Uotila. As melhores atletas femininas portuguesas foram Mariana Moreira (CPOC Oeiras) e Carolina Delgado (GD4C, Matosinhos). No escalão seniores masculinos a luta pela vitória foi um pouco mais renhida, com o francês Thierry Gueorgiou a vencer o norueguês Olav Lundanes por apenas 5 segundos de diferença, ficando em terceiro lugar Albin Ridefelt a quase 2 minutos. Manuel Horta (Gafanhori, Arraiolos) e Pedro Nogueira (ADFA, Évora) foram os dois melhores atletas portugueses.

 

  Pódios seniores masculinos do WRE da distância média. Foto: Joaquim Margarido

 

Na etapa da distância longa, disputada na manhã de domingo, a grande vencedora foi Maren Jansson Haverstad, com uma vitória folgada de quase 4 minutos de vantagem sobre Svetlana Mironova e Urika Uotila, atletas que tinham ocupado lugares do pódio na etapa de distância média do dia anterior. No sector masculino Thierry Gueorgiou e Olav Lundanes mantiveram a classificação do dia anterior, primeiro lugar para Thierry e segundo para Olav, tendo Graham Gristwood subido ao terceiro lugar do pódio.

 

Entre as duas etapas referidas, na tarde de sábado 4 de março, a vila de Aguiar da Beira foi preparada para ser palco de uma etapa de sprint pontuável para o ranking mundial de atletas. Para aumentar o grau de dificuldade técnica do percurso e o espetáculo do evento a organização montou barreiras artificiais nas ruas. Ekaterina Nikita foi a grande vencedora do desafio no escalão de elite feminina, com uma vantagem de meio minuto sobre Fanni Gyurko. O pódio deste escalão ficou completo com duas atletas portuguesas, Mariana Moreira (CPOC, Oeiras) em terceiro lugar e Carolina Delgado (GD4C, Matosinhos) em quinto. No escalão masculino o vencedor foi o espanhol Andreu Blanes, com uma vantagem de quase 1 minuto sobre o seu compatriota Edurdo Gil. O terceiro lugar do pódio foi para Albin Ridefelt, sendo João Mega Figueiredo (CN Alvito, Alvito) e Pedro Nogueira (ADFA, Évora) os melhores atletas portugueses.

 

Carolina Delgado e Filipa Rodrigues do escalão sénior feminino. Foto: ABOM

 

Este evento que encerrou o ciclo de três eventos consecutivos em que Portugal foi o palco maior da Orientação mundial, teve a honra de contar com a presença do Dr. João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que presidiu à cerimónia de entrega de prémios atribuídos pela soma das três etapas do evento. Num duelo em que estiveram presentes vários campeões mundiais, nos principais escalões as vitórias foram para a norueguesa Maren Jansson Haverstad para o francês Thierry Gueorgiou, no escalão feminino e masculino respetivamente.

 

Por clubes, a vitória foi para o Clube de Orientação do Centro (COC, Leiria), a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA, Évora) classificou-se em segundo lugar e em terceiro ficou o Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C, Matosinhos).

Site

Facebook

 
Convocatória da Assembleia Geral da FPO - 01 abril
06-Mar-2017

Irá realizar-se uma Assembleia Geral da FPO, no próximo dia 01 de abril, pelas 20h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel José do Tojal, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém).

Convocatória

 
III Costa Alentejana MTBO Trophy
05-Mar-2017

 

Numa organização conjunta do Clube da Natureza de Alvito (CNA, Alvito) e do Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano (COALA, Santiago do Cacém), nos dias 01 e 02 de abril realiza-se no município de Santiago do Cacém a terceira edição do Costa Alentejana MTBO Trophy, evento de três etapas em que se disputa igualmente o Campeonato Ibérico Feminino de Orientação em BTT e o Campeonato Nacional de Estafetas de Orientação em BTT.

 

As duas etapas individuais, uma de distância média e outra de distância longa, são pontuáveis para o ranking da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2017, sendo uma pontuável para o Ranking Mundial de Atletas da Federação Internacional de Orientação (IOF WRE).

 

Como nas demais provas de Orientação nacionais, haverá percursos abertos a praticantes não federados, adequados a diferentes capacidades técnicas e físicas, podendo a participação ser feita individualmente ou em grupo.

Serão recolhidas imagens vídeo das etapas para edição de peça a transmitir no programa Desporto 2, no canal 2 da RTP.

 

Programa

 

01 de abril - Distância Média e Campeonato Nacional de Estafetas

          11:00 - Partidas da Distância Média

          17:00 - Partidas do Campeonato Nacional de Estafetas

02 de abril - Distância Longa

          09:00 - Partidas da Distância Longa

Site

Facebook

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 89 - 99 de 1341
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros