spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Campeoanto do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre
04-Mai-2017

Convocatória

 


 

 
Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre - WOC'17
04-Mai-2017

Convocatória

 

 

 
Estágio de preparação das Seleções Nacionais de Orientação Pedestre
02-Mai-2017

De 28 de abril a 1 de maio, realizou-se em Mira um Estágio de preparação da seleção nacional que vai participar na Taça dos Países Latinos e dos atletas que integram o grupo de trabalho das seleções nacionais de Orientação pedestre Sénior e Júnior esta época.

 

Sob responsabilidade de Pedro Nogueira, técnico e selecionador nacional das equipas seniores de Orientação pedestre, coadjuvado por Pedro Duarte, técnico das seleções Juniores e jovens da mesma disciplina, os três dias estágio do estágio pautaram-se por trabalho árduo e que se espera proveitoso para os três importantes eventos internacionais que se avizinham: Taça dos Países Latinos, Campeonato do Mundo de Juniores e Campeonato do Mundo.

 

Os técnicos responsáveis pelo estágio contaram ainda com todo o apoio do Clube de Orientação de Estarreja (Ori-Estarreja), a quem se agradece pela cedência de utilização dos mapas, e de alguns dos seus jovens atletas, como foram os casos de André Henriques, Pedro Silva, Tiago Figueiredo e Inês Aires.

 

 

 

Tendo em conta as caraterísticas dos locais de competição das referidas competições internacionais, Mira foi o local escolhido para vários exercícios de treino de Sprint, Média, Longa, Estafetas. Foram realizados diversos tipos de treinos, com o escopo de desenvolver capacidades de gestão de pressão e confiança na navegação numa partida em massa e competências específicas de Orientação, como o domínio da direção e distância e o uso da bússola no treino da manhã, ou a leitura e seleção de informação pertinente do mapa em floresta com pouca visibilidade em percursos realizados durante a noite.

 

 

 Beatriz Sanguino e Vasco Duarte num dos treinos noturnos

 

Num estágio tão variado e com um volume significativo, de enaltecer o trabalho realizado e o empenho e vontade de todos os atletas: João Mega Figueiredo, do Clube Natureza do Alvito, Rafael Miguel do Ori-Estarreja, Manuel Horta, do Gafanhori, Beatriz Sanguino, do CPOC, João Magalhães e João Novo, do .COM, João Bernardino,do COC e Filipa Rodrigues, Bernardo Pereira, Vasco Duarte, da ADFA-Évora.​

 

 Grupo de Seleção Presente no estágio

 

 
Liberdades do 25 de Abril: 3º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel
27-Abr-2017

No passado dia 25 de abril, o Grupo Desportivo União da Azoia organizou o 3º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel, prova integrada no calendário da Taça de Portugal de Ori-Trail/Rogaine, a mais moça das disciplinas da Federação Portuguesa de Orientação, baseada na estratégia, na qual os participantes gozam da máxima Liberdade para decidirem o percurso e os controlos de controlo a visitar. Prova desportiva portanto bem adequada às comemorações festivas do Dia da Liberdade, na qual participaram 38 equipas. A melhor equipa composta com elementos femininos na sua composição foi a do ‘COALA’, composta por Sérgio Mónica e Sónia Silva, na 11ª posição e a melhor equipa feminina foi a ‘ADFA-1’, constituída por Margarida Ricardo e Sandra Rodrigues, em 23º.

 

Sónia Silva e Sérgio Mónic
Foto: Tiago Romão

 

O local eleito para partida e chegada da prova foi a sede do clube organizador, localizada na aldeia da Serra da Azoia. Depois do obrigatório brífingue inicial, dado pela organização, foram entregues os mapas para durante 15 minutos as equipas participantes planearem a estratégia para o conseguir alcançar o máximo possível de pontos de controlo no tempo definido de 4 horas, percorrendo caminhos, carreiros e trilhos com vista para o mar, no desafiante mapa de Orientação em BTT do Cabo Espichel.

 

O mapa, o ponto e a paisagem.
Foto de Tiago Romão

 

Utilizando estratégias diferentes, visitando o mesmo número de pontos de controlo, 27, mas por ordens bem diferentes as duas equipas primeiras classificadas, entre todos os escalões, foram a ‘Escola Naval G’, constituída por José Rebola e Luís Valverde, a competir em Homens 40 e a ‘CA Madeira 2’, constituída por Nélson Baroca e Xavier Vieira, com vantagem para a primeira, por ter totalizado 166 pontos, mais 5 que a segunda. Em terceiro lugar ficou a equipa ‘CPOC A’, constituída por José Domingos e Nuno Ferreira, com 25 pontos de controlo visitados e 150 pontos.

 

 

Pódio do escalão seniores masculinos
Foto do GDU Azoia
 

 

No final das quatro horas, as equipas foram brindadas com um repasto de bifanas oferta da organização, realizando-se depois a cerimónia de entrega de prémios às três equipas primeiras classificadas dos vários escalões de competição, divididos escalão e sexo, e à melhor equipa classificada do escalão Open, destinado a participantes não federados na Federação Portuguesa de Orientação.

 
Estágio de Seleção Sénior e Júnior
26-Abr-2017

 A Seleção nacional de Orientação Pedestre Sénior e Júnior irá ter um estágio de selação, de 29 de abril a 01 de maio, a decorrer em Mira.

Convocatória

 
Campeonato Nacional de Estafetas: a grande festa da Orientação
25-Abr-2017

No dia 23 de abril a Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA, Évora) organizou o XIV Campeonato Nacional de Estafetas de Orientação Pedestre, no “Açude das Bicas”, em Landeira, no concelho de Vendas Novas.

 


Partida em massa do Campeonato Nacional de Estafetas

Foto: Hélder Ferreira

 

No escalão sénior feminino, foi renhida a luta pela vitória nos dois primeiros percursos, entre as atletas de três clubes: Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C), Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC) e Clube de Orientação do Centro (COC). Inês Alves, do Grupo Desportivo 4 Caminhos, partiu para o seu percurso, o derradeiro da competição, com vantagem sobre as atletas dos outros dois clubes. Mas, depois de no dia anterior se sagrar tetracampeã de distância média, Mariana Moreira fez um percurso fantástico, dando o título nacional ao Clube Português de Orientação e Corrida, clube de Oeiras que repete o feito sexto ano consecutivo, com uma equipa constituída por Beatriz Sanguino, Beatriz Moreira e Mariana Moreira.

 

 Pódio seniores femininos: Inês Domingues, Catarina Castelão e Helena Lima, do COC, Beatriz Sanguino, Beatriz Moreira e Mariana Moreira, do CPOC e Liliana Oliveira e Inês Alves, do GD4C.

Foto: César Conceição

 

No escalão sénior masculino, a equipa do Clube Português de Orientação (COC) liderou desde o primeiro percurso, concluído por Paulo Franco com escassos segundo sobre o Paul Roothans, do Clube da Natureza do Alvito. Mas a vantagem foi sendo largamente dilatada pelos dois elementos que se seguiram, Gildo Silva e Celso Moiteiro. Renhida foi a luta pelos restantes lugares do pódio. Depois de várias alterações de posição nas passagens pelo ponto de espetadores e área de transição de testemunho, Tiago Cantante Romão orientou ao segundo lugar do pódio o Clube de Montanha do Funchal (CMo Funchal), clube que apresentou uma atleta feminina na sua constituição, Rita Rodrigues, elenco completado por Miguel Reis e Silva. O pódio ficou completo com a equipa do Clube de Orientação de Estarreja (Ori-Estarreja), com uma equipa constituída por três gerações distintas.

 

 Pódio seniores masculinos: Rita Rodrigues, Tiago Romão e Miguel Reis e Silva, do CMo Funchal, Celso Moiteiro, Paulo Franco e Gildo Silva, do COC e Bruno Nazário e Rafael Miguel, do Ori-Estarreja.

Foto: César Conceição

 

Nos restantes escalões, destaque para veteranos masculinos I, com os três primeiros classificados separados por pouco mais de três minutos, sendo o Clube Português de Orientação e Corrida o clube mais forte, seguido do Clube de Praças da Armada e do Clube de Orientação e Aventura.

 

Arrecadando 8 dos 14 títulos, o Clube de Orientação do Centro foi o grande vencedor, seguido do Clube Português de Orientação e Corrida e do Clube de Orientação do Minho com 2 títulos cada, tendo obtido um título também o Clube de Orientação do Litoral Alentejano, de Vila Nova de Santo André, e a Associação Desportiva do Mondego Ori-Mondego, da Figueira da Foz.

 A próxima prova de Orientação pedestre tem lugar no concelho de Abrantes, durante fim de semana de 20 e 21 de maio, evento no qual se disputa o Campeonato Nacional de Distância Longa e o Campeonato Nacional de Sprint, mas que terá igualmente percursos apropriados a principiantes da modalidade. Vem experimentar e traz a tua família.

 

 Site

 

 

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 67 - 77 de 1341
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros