spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Paul Roothans e Ana Filipa Silva campeões nacionais de Sprint de Ori-BTT
29-Mai-2017

O .COM - Clube de Orientação do Minho, em parceria com o Mosteiro de Tibães, a Confraria do Sameiro e do Bom Jesus e a Câmara Municipal de Braga, organizou o IV ORI BTT do .COM 2017, nos dias 27 e 28 de maio de 2017, pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT e que incluia a etapa em que se disputava o Campeonato Nacional de Sprint de Ori-BTT.

 

A beleza das obras arquitetónicas do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e do Santuário do Bom Jesus do Monte, localizados na freguesia de Espinho, em Braga, não passaram despercebidas aos atletas que no dia 27 de maio competiram pelos títulos do Campeonato Nacional de Sprint de Orientação em BTT.

 

No escalão sénior feminino Ana Filipa Silva, do Clube Portugês de Orientação e Corrida, sagrou-se pela primeira vez campeã nacional de Sprint, depois de nos últimos dois anos ter sido segunda. Esta atleta tem feito uma época brilhante, não só arrecadando os títulos nacionais de distância média e sprint disputados esta época, como a vitória em cinco das seis provas Taça de Portugal de Orientação em BTT em que competiu.

 

No escalão sénior masculino, Paul Roothans, o jovem atleta do Clube da Natureza do Alvito, conquistou o seu primeiro título no principal escalão desta disciplina de Orientação em BTT.

 

 

Pódio H/D21E - Campeonato Nacional de Sprint (foto:Paul Roothans)
 

Coletivamente o campeonato nacional foi dominado pela Associação Desportiva do Mondego (ADM Ori-Mondego), clube com sede na Figueira da Foz, vencedor dos dois principais escalões, seniores masculinos e seniores femininos. Os restantes 3 títulos foram repartidos pelo BTTLoulé/BPI/ELEVIS (Loulé), pelo Clube de Orientação e Aventura (Abrantes) e pela Associação dos Deficientes das Forças Amadas (Évora), em juvenis masculinos, em veteranos masculinos I e em veteranos masculinos II, respetivamente.

ADM Ori-Mondego vencedor coletivo em seniores masculinos e femininos (foto:ADM Ori-Mondego)
 

Vencedores Individuais:

H15: Artur Mendonça (BTTLoulé/BPI/ELEVIS)

H17: João Mendonça ((BTTLoulé/BPI/ELEVIS)

D20: Marisa Costa ((BTTLoulé/BPI/ELEVIS)

H21E: Paul Roothans (CN Alvito)

D21E: Ana Filipa Silva (CPOC)

H40: José João Henriques (A Montanha)

D40: Rita Gomes (BTTLoulé/BPI/ELEVIS)

H50: Eduardo Sebastião (ADFA)

D50: Luísa Mateus (COC)

H60: Carlos Ferreira (CAB)

 

O Mosteiro de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, recebeu a segunda etapa do evento, tendo os atletas percorrido as zonas envolventes do Monteiro e as encostas do Monde São Filipe.

 

Na soma das duas provas a vitória na classificação coletiva por clubes foi conquistada pelo clube algarvio BTTLoulé/BPI/ELEVIS de Loulé, tendo ficado na segunda e terceira posições o Clube de Orientação do Centro (Leiria) e a Associação Desportica do Mondego.

 

Resultados

 
Manuel Horta e Carolina Delgado Campeões Nacionais de Distância Longa
26-Mai-2017

Freguesia de São Facundo, concelho de Abrantes acolheu no passado domingo, 21 de maio, o Campeonato Nacional de Distância Longa de Orientação Pedestre, pontuável para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2017, evento coorganizado pelo Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC-Entroncamento) e pelo Clube de Orientação e Aventura (COA),

 

O Mapa de São Facundo escolhido pela organização era composto por terreno de Floresta diversifica, algumas áreas de montado alentejano, zonas abertas de corrida livre e alguns pormenores de relevo. O centro do evento decorreu no campo de Futebol da Casa do Povo de São Facundo, onde todos os participantes terminavam as suas provas.

 

Nos escalões principais, seniores masculinos e femininos as vitórias foram folgadas tanto para Manuel Horta, do Clube de Orientação da Gafanhoeira, que via este título a fugir-lhe desde 2013 como para a estreante Carolina Delgado, do Clube de Orientação dos 4 Caminhos.

 

Carolina Delgado, do GD4C, Campeã Nacional de Distância Longa

 

A disputa dos títulos coletivos do campeonato nacional foi dominada pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas conquistando 6 títulos, juvenis masculinos e femininos, juniores masculinos, veteranos masculinos I, II e III. Em iniciados masculinos e femininos, cadetes femininos e veteranas femininas I as vitórias foram para o Clube de Orientação do Centro. Nos escalões cadetes masculinos, veteranas femininas II e veteranos masculinos IV a vitória foi para o Clube de Orientação de Estarreja. Nos escalões seniores masculinos e femininos a vitória coube ao clube Aventura da Madeira e ao Grupo Desportivo 4 Caminhos respetivamente.

 

Vencedores Individuais:

H/D14: Pedro Lagarto (CLAC), Mara Luna (COC)

D/D16: André Ferreira (ADM Ori-Mondego), Joana Branco (ADFA)

H/D18: André Henriques (Ori-Estarreja), Beatriz Esteves (COC)

H/D20: João Novo (.COM), Carolina Caroço (ADFA)

H/D21 Elite: Manuel Horta (Gafanhori), Carolina Delgado (GD4C)

H/D35: Arnaldo Mendes (ADM Ori-Mondego), Susana Pontes (COC)

H/D40:Jorge Correia (ADFA), Anabela Vieito (COC)

H/D45: Carlos Simões (COALA), Helena Sousa (Orimarão)

H/D50: Francisco Cordeiro (ADFA), Isabel Monteiro (COC)

H/D55: José Fernandes (.COM), Luísa Mateis (COC)

H60: Carlos Ferreira (CAB)

H/D65: Manuel Dias (Gafanhori), Ana Carreira (CPOC)

H70: António Laia (GDU Azoia)

H75: Armandino Cramez (Ori-Estarreja)

 

 

 

 

 Pódio seniores masculinos e femininos: Filipa Rodrigues, Rafael Miguel, Manuel Horta, Carolina Delgado, Raquel Costa e Xavier Vieira

 Resultados completos

 

 
Orientação faz Workshop no 6º Congresso de Treinadores
26-Mai-2017

Apesar de não existir Associação de Treinadores de Orientação, a Federação Portuguesa de Orientação vai realizar, em parceria com a Treinadores de Portugal, o workshop de Orientação.

 

O workshop realiza-se no dia 3 de junho das 14h às 19h com a temática: "Orientação - Multidisciplinariedade para o Treino/Ensino" com os preletores Marco Alpande Póvoa, Rui Ferreira, Alexandre Reis, Teresa Rocha e Tadeu Celestino.

 

O workshop está integrado no 6º Congresso de Treinadores organizado pela Treinadores de Portugal nos dias 3 e 4 Junho em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017 com um programa cheio de preletores interessantes.
 
 
Campeonato Nacional de Sprint
24-Mai-2017

Manuel Horta e Filipa Rodrigues, Campeões Nacionais de Sprint

 

Constância acolheu no passado sábado, 20 de maio, o Campeonato Nacional de Sprint de Orientação Pedestre, evento coorganizado pelo Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC-Entroncamento) e pelo Clube de Orientação e Aventura (COA), pontuável para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2017.

Na disputa dos títulos nacionais os atletas tiveram de realizar dois percursos de Orientação em Constância, vila situada na confluência dos rios Tejo e Zêzere, onde terá vivido por algum tempo o poeta Luís de Camões. A classificação final dos escalões e os títulos individuais e coletivos do Campeonato Nacional de Sprint 2017 eram definidos pela soma dos tempos desses dois percursos.

Filipa Rodrigues, da ADFA, na prova de Sprint (Foto: Nuno Canas Martins)

 

Durante a manhã, no primeiro percurso, os participantes realizaram percursos nos quais faziam transições entre áreas distintas, de parque florestal, jardins, terrenos agrícolas e edificados, para terminarem junto à margem do Zêzere. A margem arenosa do Zêzere e o seu leito húmido foi o lugar eleito pela quase totalidade dos participantes, para bronze e banhos, enquanto aguardavam pela derradeira competição do dia.

 

De tarde realizou-se um desafiante percurso, na área edificada da vila, no qual os atletas tinham de conciliar as suas capacidades físicas com o apurado conhecimento técnico de leitura e interpretação do mapa de um terreno verdadeiramente desafiante, mas também da sinalética onde estava indicada a localização exata dos pontos de controlo. Chegados à meta, independentemente do resultado, podiam repetir o prazer de bronze e banhos no Zêzere.

 

Vencedores Individuais:

H/D14: Pedro Lagarto (CLAC), Mara Luna (COC)

D/D16: Tiago Lampreia (ADFA), Ana Pacheco (.COM)

H/D18: Pedro Moniz (ADFA), Eduarda Moreira (ADC)

H/D20: João Magalhães (.COM), Beatriz Moreira (CPOC)

H/D21Elite: o aniversariante do dia, Manuel Horta (Gafanhori), Filipa Rodrigues (ADFA)

H/D35: Arnaldo Mendes (ADM Ori-Mondego), Susana Pontes (COC)

H/D40: Jorge Correia (ADFA), Anabela Vieito (COC)

H/D45: Rui Botão (COC), Paula Nóbrega (Orimarão)

H/D50: Jorge Baltazar (GDU Azoia), Isabel Monteiro (COC)

H/D55: Mário Duarte (ADFA), Luísa Mateus (COC)

H60: Vítor Rodrigues (CPOC)

H/D65: Manuel Dias (Gafanhori), Ana Carreira (CPOC)

H70: António Laia (GDU Azoia)

H75: Armandino Cramez (Ori-Estarreja)

 

Coletivamente o domínio do Campeonato Nacional de Sprint foi repartido por dois clubes. O Clube de Orientação do Centro (COC, Leiria) obteve 5 títulos coletivos, em iniciados masculinos, cadetes femininas, veteranas femininas I, veteranos masculinos I e veteranos masculinos II. A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA, Évora) obteve 4, em-juvenis masculinos, juvenis femininos, juniores masculinos e veteranos masculinos III. Os restantes três títulos foram repartidos pelo Clube de Orientação de Estarreja, pelo Clube de Aventura da Madeira e pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos, em cadetes masculinos, seniores masculinos e seniores femininos, respetivamente.

 

 

Pódio H/D21E

 

Resultados completos

 
Taça dos Países Latinos 2017: Portugal reina em Itália
24-Mai-2017

 

 

A 23.ª edição da Taça dos Países Latinos 2017 (TPL’17), prova do calendário regional da Federação Internacional de Orientação (IOF) em que participou Brasil, Espanha, Itália, Portugal e Roménia, disputou-se de 19 a 21 de maio na região de Asiago, na Itália.

Portugal esteve representado por uma comitiva de 6 atletas, Helena Lima e Tomás Lima, em cadetes. Beatriz Sanguino e Ricardo Esteves, em juniores. Mariana Moreira e João Mega Figueiredo, em seniores.

 

A chefia da comitiva esteve a cargo de Pedro Nogueira, a quem competiu também selecionar e fazer o acompanhamento da preparação dos e das atletas, com a colaboração de Hélder Ferreira e Pedro Duarte, também eles técnicos de orientação pedestre da Federação portuguesa de Orientação.

 Mariana Moreira, com Beatriz, Helena a comentar as suas opções com Pedro Nogueira, selecionador nacional e chefe da delegação.

 

O evento contou com três provas individuais nas distâncias tradicionais em que se disputam os campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. No dia 19, em Turcio, realizou-se a distância média. No dia 20, em Marostica, realizou-se o sprint, dominado quase por completo pela equipa portuguesa, arrecadando 5 dos 6 títulos latinos possíveis. No dia 21, em Monte Corno, realizou-se a distância longa.

Beatriz, Tomás, Helena e Ricardo a preparem-se para a partida

 

Resultados:

Escalão

Dist. Média

Sprint

Dist. Longa

Cadetes Masculinos (Tomás Lima)

Cadetes Femininas (Helena Lima)

mp

Juniores Masculinos (Ricardo Esteves)

Juniores Femininas (Beatriz Sanguino)

Seniores Masculinos (João Mega Figueiredo)

Seniores Femininas (Mariana Moreira)

 

Resultados coletivos por países:

1.º Portugal - 74pts

2.º Roménia - 65pts

3.º Itália - 61pts

4.º Espanha - 56pts

5.º Brasil - 4pts

 

Nem só de sucessos desportivos foi o registo da presença portuguesa na 23ª edição da Taça dos Países Latinos, evento sobejamente reconhecido pelos estreitos laços de amizade entre as nações participantes. Com efeito, a presença da Seleção Nacional de Orientação Pedestre pautou-se por uma excelente conduta coletiva e comportamentos individuais exemplares que muito engrandeceram a vitória, como o próprio Presidente da Taça dos Países Latinos pediu para ser publicamente divulgado.

 

Resultados completos

Fotos: Pedro Nogueira

 
Taça dos Países Latinos - TPL 2017
17-Mai-2017

Partiu hoje, de Lisboa, rumo à região de Asiago, em Itália, a Seleção Nacional de Orientação Pedestre que de 19 a 21 de maio representará Portugal na 23ª edição da Taça do Países Latinos (TPL ‘2017).

 

A comitiva portuguesa é constituída por 6 atletas, Beatriz Sanguino e Mariana Moreira, do CPOC, Helena Lima e Tomás Lima, do COC, Ricardo Esteves, da ADFA, João Mega Figueiredo, do CN Alvito, acompanhados de Pedro Nogueira, o selecionador nacional sénior de orientação pedestre, responsável pela delegação.

 

Os atletas disputam o título coletivo entre as várias nações presentes e os títulos individuais nos campeonatos de distância média, distância Longa e sprint.

 

Programa:

19 de maio - sexta-feira

09h00 - Model Event (Turcio)

15h00 - Distância Média (Turcio)

20 de maio - sábado

15:00 - Sprint (Marostica)

21 de maio - domingo

10:00 - Distância Longa (Monte Corno)

 

 
Fotos de: World of O, CEO 2017 e JWOC 2016
 
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 56 - 66 de 1341
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros