spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Newsletter Nº 46 - julho
30-Jun-2017
 
WOC - Qualificatória do Sprint
30-Jun-2017

A cidade estoniana de Tartu acolheu a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Orientação Sénior Pedestre 2017 | World Orienteering Championship 2017, com as qualificatórias da prova de Sprint, nas quais apenas os quarenta e cinco melhores atletas do mundo teriam oportunidade de se apurar para a final de Sprint que se realiza amanhã.

 

  João Mega Figueiredo, Ricardo Esteves e Filipa Rodrigues. Foto: WOC

 

A qualificatória de sprint caracteriza-se por dividir os atletas todos em 3 series de uma forma equilibrada por países, cada atleta de cada país corre numa série distinta, essas séries variam na sua composição nos masculinos com cerca de 38 atletas cada, 114 atletas a lutar pelos 45 lugares, nos femininos com cerca de 33 atletas, 100 atletas correram pelo acesso restrito à final, apenas os 15 melhores atletas de cada série passam à tão merecida final de Sprint.

 

Portugal fez-se representar por 5 atletas, 2 atletas masculinos e 3 femininos, sem que nenhum conseguisse alcançar um lugar na final .

 

Resultados de toda a comitiva:

21º João Mega Figueiredo - Série C - a 22’’ do apuramento

22º Ricardo Esteves - Série B - a 23’’ do apuramento

22º Mariana Moreira - Série A - a 57’’ do apuramento

25º Filipa Rodrigues - Série C - a 1’28’’ do apuramento

30º Carolina Delgado - Série B - a 3’ do apuramento

 Site

 
Tomás Lima - 7º Lugar no EYOC 2017
30-Jun-2017

O Campeonato da Europa de Orientação de Jovens 2017 | European Youth Orienteering Championship 2017, começou hoje de manhã, na cidade eslovaca de Banská Bystrica, com a prova de Sprint, primeira competição na qual Portugal foi representado por dez jovens atletas distribuídos por dois escalões em cada um dos géneros - damas 16, damas 18, homens 16 e homens 18.

 

 Tomás Lima já sorria antes da competição. O trabalho da época, o esforço a e dedicação estavam lá. Na hora certa, o corpo reagiu bem e a vontade superou o erro inicial. Foto: Hélder Ferreira.

 

Tomás Lima, atleta do Clube de Orientação do Centro, obteve um excelente resultado hoje conquistando o 7º lugar na categoria de homens até 16 anos. Não começou a prova da melhor maneira, mas recuperou ao longo do percurso e ainda deu para o 7º lugar, a apenas cinco segundos de um diploma e a dezasseis de uma medalha.

 

A Federação Portuguesa de Orientação e toda a Comunidade Orientista Portuguesa congratulam-se com o empenho de todos os seus representantes, e, como é óbvio, com o resultado do Tomás!

 

Resultados de toda a comitiva:

07º Lugar - Tomás Lima - H16

28º Lugar - Joana Branco - D16

34º Lugar - Ana Pacheco - D16

40º Lugar - André Henriques - H18

54º Lugar - Helena Lima - D8

63º Lugar - Manuel Oliveira - H16

73º Lugar - Tiago Figueiredo - H18

75º Lugar - Pedro Moniz - H18

76º Lugar - Tiago Pintor Figueiredo - H18

78º Lugar - Vasco Mendes - H16

 

Amanhã disputam-se os títulos europeus de distância longa. Estaremos sentados a ver-vos.

Desejamos boa sorte a toda a comitiva.

Site

 
Seleção Nacional Pedestre a caminho do Campeonato do Mundo de Seniores
26-Jun-2017

Iniciou viagem esta manhã de Lisboa com destino à cidade de Tartu, na Estónia, a Seleção Nacional Sénior de Orientação Pedestre que, sob liderança do selecionador nacional Pedro Nogueira, até 08 de julho representará Portugal no Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre (WOC ‘2017).

 

 

A comitiva portuguesa é constituída por sete atletas: Pedro Nogueira, Ricardo Esteves e Filipa Rodrigues, da Associação dos Deficientes das Forças Amadas, João Mega Figueiredo, do Clube da Natureza de Alvito, Rafael Miguel, do Clube de Orientação de Estarreja, Carolina Delgado, do Grupo Desportivo 4 Caminhos e Mariana Moreira, do Clube Português de Orientação e Corrida.

 

Acompanha e dá o teu apoio aos nossos representantes.

 

Programa (horário português):

30 de junho - sexta-feira

11:00 - Sprint (qualificatória)

01 de julho - sábado

12:30 - Sprint (final)

02 de julho - domingo

14:55 - Estafetas Mistas

03 de julho - segunda feira

Dia livre

04 de julho - terça feira

09:00 - Distância Longa

05 de julho - quarta feira

Dia livre

06 de julho - quinta feira

10:00 - Distância Média

07 de julho - sexta feira

10:45 - Estafeta

 

Boa Sorte!

Site

Resultados Online

 
Troféu Numancia 2017: Monte Valonsadero palco do Campeonato Ibérico Masculino de Orientação em BTT
26-Jun-2017

No passado fim de semana, dias 24 e 25 de junho, realizou-se o Troféu Numancia 2017, quinta etapa da Liga Espanhola de MTB-O pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT, evento no qual se disputaram os títulos masculinos do Campeonato Ibérico de Orientação em BTT, com os atletas a percorrer caminhos e trilhos do Monte Valonsadero, zona de elevada beleza natural e recreativa junto à cidade espanhola de Soria.

 

No sábado disputaram-se duas etapas diferentes, a de distância média e o sprint. O título de campeão ibérico de distância média do principal escalão de competição masculino foi conquistado por Daniel Marques, atleta do COC (Leiria) que se superiorizou a dois atletas espanhóis que ocuparam as restantes duas posições do pódio, Francisco Costoya do clube La Coruña, na posição de vice-campeão, e Francisco Guerrero do clube Cáceres. Nos restantes escalões masculinos, são de destacar também os títulos ibéricos de distância média de Diogo Horta, do Clube de BTT Loulé, Tomás Mora, do ADM Ori-Mondego e Carlos Ferreira, do CAB, em H17, H20 e H60 respetivamente.

 

Na tarde do mesmo dia, disputou-se a prova de Sprint, etapa pontuável apenas para o Troféu Numancia 2017. Destaque para as vitórias nos escalões juniores de João Fonseca e Marisa Costa, atletas do BTT Loulé, Daniel Marques, do COC, no escalão sénior e Carlos Ferreira, do CAB, em H60.

 

Percurso de Daniel Marques na etapa de Sprint

 

No domingo, 25 de junho, disputou-se o percurso do campeonato ibérico masculino de distância longa. No escalão principal, o de seniores masculinos, a vitória foi de novo para Daniel Marques. O atleta do COC (Leiria) arrecadou assim os dois títulos ibéricos em disputa. Em segundo lugar, gastando apenas mais quarenta e quatro segundos para percorrer o percurso planeado por David Soria, antigo selecionador espanhol, ficou o português João Ferreira do CAB, e em terceiro Francisco Guerrero do Clube Cáceres, a apenas sete segundos deste. Na disputa dos títulos ibéricos desta distância são ainda de destacar as vitórias de João Fonseca, do clube BTT Loulé, em juniores masculinos e Carlos Ferreira, do CAB, em H60.

 

 Pódio em seniores masculinos da distância Longa: Daniel Marques campeão e João Ferreira em 2º Lugar. Foto de Daniel Marques.

 

No evento marcou presença ainda meia centena de atletas nacionais, a disputar tanto o campeonato ibérico de Orientação em BTT, no caso dos homens, como os restantes escalões do Troféu Numancia 2017, nos quais algumas atletas femininas marcaram igualmente presença nos lugares de pódio.

Resultados do Campeonato Ibérico Masculino da Distância Média e Longa:

 

 
Seleção Nacional Pedestre parte para o Campeonato da Europa de Jovens
23-Jun-2017

Parte esta noite de Lisboa, rumo à região de Banska Bystrica (Eslováquia), a Seleção Nacional Jovem de Orientação Pedestre que de 24 de junho a 03 de julho representará Portugal no Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre (EYOC ‘2017).

 

                                                                                Foto de: Hélder Ferreira

 

A comitiva portuguesa é constituída por dez atletas, Helena Lima, Tomás Lima e Manuel Oliveira, do COC; Tiago Figueiredo e André Henriques, do Ori-Estarreja; Pedro Lin, Tiago Lampreia e Joana Branco, da ADFA; Vasco Mendes, do GDU Azoia; e Ana Pacheco, do .COM, acompanhados pelos selecionadores nacionais, Hélder Ferreira e Pedro Duarte e ainda por Rafael Lima.

 

Programa:

29 de junho - quinta-feira

Model Event (Sprint, Longa e Estafeta)

30 de junho - sexta-feira

09h30 - Partidas Sprint (Banska Bystrica)

16h30 - Cerimónia de Abertura

01 de julho - sábado

09:00 - Distância Longa (Mútno)

02 de julho - domingo

09:00 - Estafetas (Mútno)

 

Boa Sorte!

Site

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 45 - 55 de 1341
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros