spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Troféu Ori-BTT do COA e Campeonato Nacional de Distância Longa
19-Set-2017

Depois de um interregno de quase 3 meses, durante os quais apenas à participação das seleções nacionais nos Campeonatos do Mundo e da Europa, nos dias 09 e 10 de setembro voltamos a ter uma competição da Taça de Portugal de Orientação em BTT, desta feita o Troféu Ori-BTT do COA, organizado pelo Clube de Orientação e Aventura, com o apoio da Câmara Municipal do Sardoal.

 

No sábado dia 09 os atletas participantes tiveram o dia repleto de desafios. De manhã disputaram um percurso de distância média na aldeia de Santa Clara, desfrutando de agradáveis percursos com partida num local ribeirinho.

 

Na tarde do mesmo dia a organização organizou na vila do Sardoal a Estafeta Fairplay, uma competição em que o mais importante era a comunhão pela modalidade, no âmbito das ações do projeto “Orienta-te por Valores: a Ética e o Fairplay” da Federação Portuguesa de Orientação, dirigido por Tadeu Celestino, apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

 

No domingo dia 10 as bagagens e as bicicletas rumaram de novo à aldeia de Santa Clara, para disputar a segunda etapa do troféu e os títulos do Campeonato Nacional de Distância Longa. O sol brilhou para acolher os participantes que pedalaram orientados num terreno de forte exigência física com uma considerável rede de caminhos, o que criou desafiantes quebra-cabeças para os escalões de competição.

 

No escalão principal, Ana Filipa Silva, do Clube de Orientação de Oeiras, e Davide Machado, do Clube de Orientação do Minho, foram os mais fortes e não deram hipóteses à concorrência, sagrando-se bicampeões nacionais.

 

O clube mais forte foi o BTT Loulé/BPI/ELEVIS. Com a conquista de 4 títulos individuais, foi o grande vitorioso deste campeonato nacional.

 

Ana Filipa Silva revalida título de campeã nacional.

Da esquerda para a direita: Susana Pontes, Ana Filipa Silva, Diana Moreira, ladeadas por Serras Alves e Marco Póvoa

Foto: Jorge Bastos

 

Campeões Nacionais Individuais de Distância Longa

H15: Bernardo Rosa – COC

H17: João Mendonça – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

D17: Carina Castro – Ori-Estarreja

H20: Duarte Lourenço – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

D20: Marisa Costa – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

H21E: Davide Machado - .COM

D21E: Ana Filipa Silva – CPOC

H40: José João Henriques – A Montanha

D40: Rita Gomes – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

H50: Paulo Mourão – CLAC

D50: Luísa Mateus – COC

H60: Carlos Ferreira – CAB

 

Campeões Nacionais Coletivos de Distância Longa

Seniores Masculinos: NADA

Veteranos Masculinos I: ADFA

Veteranos Masculinos II: ADFA

Veteranos Masculinos III: COALA

 

No atinente à classificação geral do somatório dos dois dias, o clube vencedor do Troféu Ori-BTT do COA foi o Clube de Orientação Centro, ficando em segundo lugar a Casa do Povo de Abrunheira e em terceiro ficou o Clube Português de Orientação em Corrida.

 

 Clube de Orientação do Centro, Leiria, vence por clubes.

Foto: CPOC


A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT está agendada para os dias 21 e 22 de outubro. É no município de Águeda, onde se disputam os títulos do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT.

 

Para aqueles que querem experimentar Orientação em BTT, esta será uma boa oportunidade para dar as primeiras pedaladas escolhendo os caminhos em que queres passar.

 

Será ainda a oportunidade de se poderem orientar em um dos mapas utilizados no Mundial de Orientação de Ori BTT realizado em julho de 2016.

 

Haverá percursos preparados para todos, mesmo para os mais inexperientes. Corres o risco de experimentar e nunca mais conseguir deixar.

Informa-te!

 
WTOC 2018 - Critérios de seleção
19-Set-2017

Já se encontram disponíveis os critérios de seleção para o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão 2018 - WTOC, a decorrer de 04 a 10 de agosto na Letónia.

Cirtérios de seleção

 


 
ETOC 2018 - Critérios de seleção
18-Set-2017

Já se encontram disponíveis os critérios de seleção para o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão 2018, a decorrer na Eslováquia de 27 de abril a 01 de maio.

 

Critérios de Seleção


 
Regulamento de Competições 2018 - Apreciação e Discussão Pública
18-Set-2017

Divulga-se proposta de Regulamento de Competições para 2018, para leitura, apreciação e discussão públicas:

1. Preliminar não presencial até 15 de outubro de 2017;

2. Presencial, a agendar para os dias 21 e 28 de outubro, no Campeonato Nacional Absoluto de O-BTT 2017 e no V Costa Alentejana "O" Meeting.

 

As alterações e sugestões propostas são diminutas, e estão elencadas no preâmbulo do documento e assinaladas no texto, a fundo colorido.

 

Regulamento de Competições 2018

 
Newsletter Nº 48 - setembro
31-Ago-2017

 


 
Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação em-BTT – o Brilho de Marisa Costa
28-Ago-2017

No passado sábado teve lugar nas ruas e parques verdes de Vilnius, a cidade capital da Lituânia, a competição de Sprint, derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Orientação em-BTT e do Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação em-BTT, transmitida em direto por um canal de televisão lituano e disponibilizado à comunidade Orientista mundial na internet.

 

Do brilho de todas as estrelas nesta competição saliente-se o da portuguesa Marisa Costa, jovem de apenas 15 anos de idade mas com extremo potencial. Depois de no mês passado conquistar uma Medalha de Bronze no campeonato da Europa no seu escalão, de jovens de 17 anos ou menos, os técnicos das Seleções Nacionais e a Federação Portuguesa de Orientação depositaram toda a confiança para que participasse no mundial na categoria de juniores com mais de 17 anos de idade.

 

Marisa Costa cumpriu. O resultado foi mais do que se esperava para a sua juventude. Sucede que fez bem o trabalho de casa, treinos de BTT e de Orientação, e a sua determinação fez o resto: 5ª Classificada, a 2’08’’ da medalha de ouro e a 45’’ da de bronze, mas com direito a lugar no pódio para receber diploma.

 

 Marisa Costa no Pódio do Campeonato do Mundo – 5º lugar no Sprint

 

No mesmo escalão, mas no masculino, Duarte Lourenço classificou-se no 31º lugar, aquém do seu 16º lugar obtido dias antes na distância Média. O melhor resultado português nesta categoria e distância continua a ser o 9º lugar alcançado por João Ferreira em 2008.

 

Mesmo não sendo a sua distância favorita, mais adepto das longas distâncias e maratonas, Davide Machado teve a sua melhor prestação no campeonato neste Sprint, ficando em 10º, a 34’’apenas do 5º lugar que lhe dava direito a lugar no Pódio. Ficou a apenas quatro lugares do melhor resultado português na distância, 6º lugar, que o próprio conseguiu há 6 anos atrás, em Itália.

 

 

 

Davide Machado na prova de Sprint

Resultados:

Seniores / Elites

Masculinos

Femininos

Lugar

Nome

Lugar

Nome

Grigory Medvedev (RUS)

Marika Hara (FIN)

Jusssi Laurila (FIN)

Emily Benham (GBR)

Lauri Malsroos (EST)

Olga Vinogradova (RUS)

10º

Davide Machado (POR)

32º

Ana Filipa Silva (POR)

41º

João Ferreira (POR)

 

 

48º

Luís Barreiro (POR)

 

 

54º

Daniel Marques (POR)

 

 

55º

Paul Roothans (POR)

 

 

 

Juniores

Masculinos

Femininos

Lugar

Nome

Lugar

Nome

Yuri Balev (RUS)

Constance Devillers (FRA)

Samson Deriaz (FRA)

Viktorija Michnovic (LTU)

Juha Lilja (FIN)

Daria Sevbo (RUS)

31º

Duarte Lourenço (POR)

Marisa Costa (POR)

 

Terminou assim mais um Campeonato o Mundo de Orientação em BTT. É tempo agora de os atletas da Seleção Nacional que ali estiveram descansarem e se prepararem paras as últimas duas provas da Taça de Portugal. A próxima é já nos dias 09 e 10 de setembro, no município de Abrantes. Depois é a vez de Águeda, nos dias 21 e 22 de outubro.

Aparece com a tua bicicleta e vem experimentar Orientação em BTT.

 

 Grupo de Seleção descontraído após terminarem as provas da esquerda para a direita: Marisa Costa, João Ferreira, Davide Machado, Luís Barreiro, Duarte Lourenço, Ana Filipa Silva e Paul Roothans, falta na foto o Daniel Marques.

Foto: Jean-Charles Lalevee

 

Resultados Completos

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 34 - 44 de 1366
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação
    (terminou a época)


      Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
      spacer
      Apoios
      Patrocinadores
      Parceiros