spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Curso de Formação de Treinadores - Grau I
18-Jul-2017

De acordo com o Plano de Atividades de 2017 irá realizar-se o Curso de Formação de Treinadores - Grau I, a decorrer na Marinha Grande, entre os dias 28 de agosto e 04 de setembro (inscrições até 17 de agosto).

Ofício

Programa

 
Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre: Ouro para Finlândia e Suíça na dist. longa
14-Jul-2017

Hoje realizou-se a última prova individual do Campeonato do Mundo de Juniores, a distância longa. Oriundos de 38 países, competiram 175 atletas no escalão masculino e 149 no feminino.

 

O mais forte foi Olli Ojanaho, atleta da casa que venceu assim as três provas individuais disputadas neste Campeonato do Mundo. O finlandês percorreu os 10,7 quilómetros do percurso e encontrou os 21 pontos de controlo assinalados em 1h05’11’’. O sueco Simon Imark foi o segundo classificado, gastando mais 43’’ que o vencedor e menos 13’’ que o seu colega Simon Hector, o terceiro classificado.

 

Num terreno bastante duro e tipicamente finlandês, com pântanos, inúmeros pormenores de relevo e elementos rochosos, Portugal teve 5 atletas masculinos a lutar pelo melhor resultado possível. Ricardo Esteves Ferreira voltou a ser o melhor português, em 41º lugar.

 

 

João Novo na distância longa

Resultados masculinos:

1º Olii Ojanaho 1h05’11’’

41º Ricardo Esteves Ferreira 1h18’22’’

92º João Novo 1h28’58’’

106º João Bernardino 1h32’23’’

147º João Magalhães 1h46’19’’

153º Bernardo Pereira 1h55’37’’

 

A atleta suíça Simona Aebersold também sacou dos seus galões de rainha destes campeonatos, para também ela conquistar a vitória em todas as provas individuais do Campeonato. Completou o seu percurso de 7,6km em linha reta, com 16 pontos de controlo, em 56’03’’, menos 3’14’’ que a segunda classificada, a finlandesa Veera Klemettinen.

 

Portugal teve apenas uma atleta portuguesa presente, Beatriz Sanguino que se classificou no 103º lugar. Depois de alguns erros na parte inicial, em particular para o segundo ponto de controlo, foi melhorando e acabou uma prova regular a nível técnico.

 

Opções da Beatriz Sanguino até ao nono ponto

 

Resultados femininos:

1ª Simona Aebersold 0h56’03’’

103ª Beatriz Sanguino 1h30’35’’

 

Amanhã termina o Campeonato do Mundo de Juniores, com realização da prova de estafetas, na qual competem equipas constituídas por 3 elementos. Portugal apresentará duas equipas masculinas, integrando uma delas a única atleta nacional em competição: Ricardo Esteves Ferreira, João Novo e João Bernardino, na equipa 1; João Magalhães, Bernardo Pereira e Beatriz Sanguino, na equipa 2.

 

Boa Sorte para todos!

 
 
Ricardo Esteves fez hoje história no Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação
13-Jul-2017

Ricardo Esteves Ferreira, atleta da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, obteve um excelente resultado no Sprint, conquistando o 6º lugar, lugar com direito a diploma da IOF - Federação Internacional de Orientação, melhor resultado de sempre para a modalidade nesta competição.

 

Ricardo Esteves Ferreira no pódio do Sprint, 6º Lugar com direito a diploma IOF

 

O Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre 2017 | Junior World Orienteering Championships 2017, começou na passada segunda feira, 10 de julho, na cidade Finlandesa de Tampere, com a qualificatória da distância Média, primeira competição na qual Portugal foi representado por seis jovens atletas.

 

 A qualificatória da distância média não correu da melhor maneira para os atletas portugueses, não tendo nenhum deles conseguido qualificar-se para a final A (apenas os primeiros 20 atletas das 3 séries de apuramento se qualificariam para a tão desejada final). Destaque no entanto para a prestação de Ricardo Esteves Ferreira que ficou a apenas dois segundos da final A.

 

No dia seguinte, terça feira, realizaram-se as provas finais da distância média, com o finlandês Olli Ojanaho a arrecadar a medalha de ouro com vitória clara de 1’21’’ sobre o norueguês Audun Heimdal. No escalão feminino a suíça Simona Aebersold foi a atleta mais rápida deixando a sueca Linnea Golsater a 1’14’’.

 

 Os portugueses não conseguiram uma grande prestação nas finais, destaque no entanto para Beatriz Sanguino, a melhor atleta portuguesa, com um 24º lugar na Final B.

 

 

 

Felicidade da comitiva pelo resultado do Ricardo Esteves Ferreira

 

As seleções nacionais de 38 países rumaram ontem, dia 12 de junho, a Tampere para disputar os títulos mundiais de Sprint, disciplina onde os portugueses costumam ter melhores prestações e caracterizada por se desenrolar em locais urbanos, sendo uma das disciplinas que mais visibilidadedá à modalidade.

 

Olli Ojanaho, atleta finlandês, conquistou pela primeira vez a medalha de ouro de Sprint no JWOC, tal como no dia anterior Olli foi o mais rápido deixando o neozelandês Rommy Hayes a 8’’ e o suíço Joe Hadorn a 10’’. Olli faz assim a sua última participação no JWOC já com duas medalhas de ouro, atleta que em 2015 ganhou todas as disciplinas menos o Sprint.

 

Portugal conquistou um resultado histórico hoje na modalidade com o 6º lugar de Ricardo Esteves Ferreira, sendo que apenas em 2012 João Mega Figueiredo, do Clube da Natureza do Alvito,  tinha conquistado o 7º lugar. Ricardo tem ainda uma boa margem de progressão e de ano para ano tem evoluído sendo que no ano passado tinha ficado em 16º lugar e este ano melhorou 10 posições, tendo ainda mais um ano de JWOC bons resultados se avizinham. Grande parte da comitiva esteve presente no JWOC no ano passado, esperavam-se melhores resultados mas sabemos que todos deram o seu melhor contributo.

  

 

 

A Federação Portuguesa de Orientação e toda a Comunidade Orientista Portuguesa honra-se deste fantástico resultado. 

 

Site

 
Campeonatos da Europa de Jovens, de Juniores e de Seniores de Orientação em BTT 2017
12-Jul-2017

Portugal irá estar respresentado nos Campeonatos da Europa de Jovens, de Juniores e de Seniores de Orientação em BTT 2017, a decorrerem de 29  de julho a 06 de agosto de 2017, em França, a qual inclui ainda a convocação para um estágio de seleção, a decorrer de 21 a 23 de julho, no Arrepiado (Chamusca)

Convocatória

 


 
Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre: Distância Média
07-Jul-2017

No palco do Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre disputaram-se os títulos mundiais masculino e feminino de distância média, a distância mais exigente tecnicamente.

 

No setor masculino, os 82 homens que partiram tiveram de selecionar e percorrer as melhores opções, para em 6km medidos em linha reta encontrar os 24 colocados numa floresta recheada de pormenores de relevo e vegetação muito fechada a limitar a visibilidade, os grandes ingredientes para um excelente percurso desta distância.

 

O atleta francês Thierry Gueorgiu, conhecido como o rei da distância média, demonstrou desde o início que queria (re)conquistar o título, o que não conseguia há 6 anos. E, com um percurso impressionante, conseguiu bater o suíço Fabian Hertner por 25’’, sagrando-se campeão mundial da distância pela oitava vez e a sua 14ª medalha de ouro em campeonatos do mundo.

 

O português João Mega Figueiredo, do Clube da Natureza do Alvito, com uma prova aquém das suas capacidades, uma “prestação muito fraca” com “erros sucessivos”, como o próprio admitiu, classificou-se em 69º.

 

 Percurso masculino da distância média

 

Resultados:

1º Thierry Gueorgiou

2º Fabian Hertner

3º Johan Runesson

69º João Mega Figueiredo

 

No sector feminino partiram 67 atletas que tinham por desafio encontrar os 21 pontos num percurso de 5km em linha reta. Depois de ter vencido a distância longa dois dias antes, Tove Alexandersson, sueca de 25 anos, voltou a vencer, e sagrou-se também bicampeã mundial na distância média, alcançando assim a sua quarta medalha de ouro em mundiais. Em segundo lugar ficou a atleta norueguesa Marianne Andersen, alcançado assim a sua 9ª medalha de prata e a 4ª na distância. A medalha de bronze foi para a finlandesa Venla Harju, a sua primeira medalha na distância.

 

Filipa Rodrigues, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas – Évora, jovem no seu primeiro ano de seniores, começou bem a prova com a passagem no primeiro ponto rádio em 49º lugar o que seria uma boa classificação. No entanto, alguns erros, ainda para mais num terreno muito exigente, como era o caso, acabou por ficar no 57º lugar.

 

Filipa no corredor de espetadores

 

Resultados:

1ª Tove Alexandersson

2ª Marianne Andersen

3ª Venla Harju

57ª Filipa Rodrigues

 
Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre: seleção nacional parte hoje
07-Jul-2017

Parte esta tarde, rumo a Tampere, na Finlândia, a comitiva portuguesa que de 07 a 16 de julho irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre –JWOC’17, prova para atletas com idades compreendidas entre os 18 e 20 anos, na qual se disputam os títulos individuais de Sprint, Distância Média e Distância Longa e o coletivo de Estafetas.

 

 

Acompanhados pelo Selecionador Nacional Pedro Duarte, Beatriz Sanguino, do Clube Português de Orientação e Corrida, João Novo e João Magalhães, do Clube de Orientação do Minho, Bernardo Pereira e Ricardo Esteves, do Clube da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, e João Bernardino, do Clube de Orientação do Centro são os seis jovens que integram a seleção nacional.

 

No dia 10 de julho realiza-se a primeira competição, os três percursos nos quais se apuram os 60 atletas que disputam a final de Distância Média, a disputar no dia seguinte.

 

 Foto do terreno onde irão decorrer as provas de floresta

Programa:

10 de julho - Distância média (qualificatória)

11 de julho - Distância média (final)

12 de Julho - Sprint

14 de julho - Distância longa

15 de julho - Estafetas

 

Site

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 34 - 44 de 1341
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros