spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Convocatória Campeonato do Mundo de Seniores e Juniores de Orientação em BTT
08-Ago-2017

Portugal irá estar representado no Campeonato do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT 2017, a decorrerem de 20 a 29 de agosto de 2017, na Lituânia.

Convocatória

 
Orientação em BTT: Campeonato da Europa sorriu a Portugal
04-Ago-2017

Realizou-se ontem na cidade francesa de Orleães a última prova individual dos campeonatos da Europa de Orientação em BTT, a competição de Distância Longa, com Portugal a obter bons resultados.

 

Davide Machado tentou subir novamente ao pódio como fez no Campeonato do Mundo de Orientação em BTT que decorreu no ano passado, ficando apenas a 15 segundos da medalha de bronze conquistada pelo francês Baptiste Fuchs, a 31 da prata obtida pelo russo Ruslan Gritsan e a 40 do vencedor dinamarquês Rasmus Soegaard.

 

Resultados em seniores:

4º Davide Machado

34º Ana Filipa Silva

38º Daniel Marques

42º Luís Barreiro

47º João Ferreira

 

4º lugar de Davide Machado
 

Duarte Lourenço, atleta júnior também teve uma ótima prestação alcançando o 9º lugar no escalão, ficando a 1 minuto e 39 segundos de um Diploma e a 7 minutos e 32 segundos da medalha de ouro alcançada pelo dinamarquês Thomas Steinthat.

 

Resultados Juniores:

9º Duarte Lourenço

31º Tomás Mora

 

Marisa Costa, atleta jovem com apenas 15 anos alcançou um resultado histórico para a disciplina da modalidade, conquistando a medalha de bronze na distância longa a apenas 1 minuto e 37 segundos da medalha de ouro conquistada pela finlandesa Saara YliHietanen. Marisa já no ano passado tinha ficado em 8º lugar na distância longa e em 6º na distância na distância média.

 

Resultados dos Jovens:

3º Marisa Costa

25º João Mendonça

39º Diogo Horta

  Pódio D17 - Marisa Costa em 3º Lugar

 

A Federação Portuguesa de Orientação assim como toda a comunidade orientista sente-se orgulhosa dos resultados dos nossos atletas, felicitando o grupo de seleção por estas conquistas.

 

Hoje realizou-se a primeira prova coletiva, o sprint misto, Portugal esteve presente na linha de partida com uma equipa sénior constituída por Ana Filipa Silva e Luís Barreiro, classificaram-se em 12º Lugar:

 

Amanhã realiza-se a última prova do Campeonato da Europa que decorre em França, a Estafeta.

 
Orientação em BTT: Campeonatos da Europa de Jovens, Juniores e Seniores
03-Ago-2017

Terça feira , primeiro dia de agosto de 2017, próximo da cidade francesa de Orleães, realizou-se a prova de distância média em Orientação em Btt dos Campeonatos da Europa de Jovens, Juniores e Seniores, na qual participaram 224 atletas, 138 masculinos e 86 femininas, de vinte países.

 

No escalão sénior masculino foi muito renhida a lua pela medalha de Ouro. Esta acabou por pertencer Jussi Laurila, atleta finlandês que bateu apenas por um segundo o estoniano Lauri Malsroos, segundo classificado e medalha de Prata. Na terceira posição e com a medalha de Bronze ficou o checo Krystof Bogar, a vinte e quatro segundos o lugar mais alto do pódio. O melhor atleta português deste escalão foi Davide Machado, em 23º lugar, com mais seis minutos e três segundo que Laurila.

 

Resultados escalão sénior masculino (H21)

1º Jussi Laurila (FIN)                       0:54:51

23º Davide Machado (POR)              1:00:54

33º João Ferreira (POR)                   1:02:40

38º Daniel Marques (POR)                1:03:47

40º Luís Barreiro (POR)                    1:04:17

 

 

Pódio em H21, Lauri Maslsroos, Jussi Laurila e Krystof Bogar

Foto: organização

 

Em sénior feminino a atleta mais rápida e que ficou com a Medalha de Ouro foi a britânica Emily Benham. Em segundo lugar nestes campeonatos de distância média, lugar da Prata ficou a checa Martina Tichovska. A francesa Gaelle Barlet ficou em terceiro com o Bronze.

Ana Filipa Silva, a única representante portuguesa neste escalão, classificou-se no 33º lugar, melhorando um lugar em relação à sua última participação num europeu.

 

Ana Filipa Silva durante a prova da distância média

Foto: Duarte Gonçalves

 

Resultados escalão sénior feminino (D21)

1º Emily Benham (GBR)                0:52:38

33º Ana Filipa Silva (POR)             1:05:13

 

No escalão júnior masculino o mais rápido foi o suíço Adrian Jaeggi. Mas a equipa francesa teve uma prestação fantástica, com Jeremi Pourre e Anathael Dott a conquistarem a medalha de prata e de bronze. Duarte Lourenço foi o atleta português nesta competição, em 15º lugar.

 

Resultados escalão júnior masculino (H20)

1ºAdrian Jaeggi (SUI)                    0:44:36

15º Duarte Lourenço (POR)            0:47:51

30º Tomás Mora (POR)                  0:59:09

 

Em júnior feminino, a vitória e a medalha de Ouro foi para Vilma Kralova, atleta checa que no sprint tinha sido desclassificada, com uma vantagem de um minuto e doze segundos sobre a russa Olga Mikhaylova e um minuto e dezoito segundos sobre a francesa Mathilde Sipos, respetivamente medalhas de Prata e Bronze..

 

No escalão jovem masculino, atletas com idades até 17 anos, o checo Jan Hasek conseguiu uma vitória confortável sobre o francês Jason Bedry, fechando o pódio o austríaco Tobias Micko. Foi modesta a prestação dos jovens portugueses João Fonseca, Diogo Horta e João Mendonça.

No escalão feminino destacaram-se as atletas finlandesas, com três atletas nos quatro primeiros lugares, arrecadaram duas medalhas, Saara YliHietanen o Ouro e Kaarina Nurminem o Bronze. A Prata foi para a francesa Lucie Rudkiewicz. A atleta portuguesa Marisa Costa ficou no 16º lugar.

 

Resultados masculinos (H17)                   Resultados femininos (D17)

1º Jan Hasek (CZE)       0:33:07                     1ª Saara YliHietanen (FIN) 0:36:41

31º João Fonseca (POR) 0:51:31                   16ª Marisa Costa (POR)      0:42:41

32º Diogo Horta (POR)   0:53:03

- João Mendonça (POR)   mp

 

Hoje a última competição individual, a distância longa, na qual são esperados bons resultados para as cores portuguesas, se tivermos em consideração o histórico recente, com realce especial para a medalha de Bronze arrecadada por Davide Machado no escalão maior da Orientação em BTT no Campeonato do Mundo em 2016.

 

O brilho de Portugal na Orientação em BTT não se fica pelas prestações dos nossos atletas. Com efeito, nestes campeonatos não são poucos os encómios dirigidos pelos participantes aos anteriores eventos internacionais de Orientação em BTT recentemente organizados em Portugal pela Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio de uma espetacular massa de voluntários da Comunidade Orientista Portuguesa, como foram os Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT organizados pela Federação Portuguesa de Orientação em 2015 e 2016 nos municípios de Idanha-a-Nova, Cantanhede, Mealhada e Águeda.

 

Exemplo disso foram os comentários públicos da atleta britânica Emily Benham, Medalha de Ouro feminina do dia. Entre algumas reprovações iniciais à organização dos campeonatos, lembrando e elogiando os “delightful events in Portugal”.

 

Boa Sorte!

 
Newsletter Nº 47 - agosto
01-Ago-2017
 
Susana Pontes conquista medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Veteranos de Ori-BTT
31-Jul-2017

Susana Pontes com um sorriso na sua prova de Sprint, mundial de veteranos em D45
Foto: Duarte Gonçalves
 

O Campeonato do Mundo de Orientação de Veteranos de Orientação em BTT está a decorrer em simultâneo com o campeonato da Europa de Jovens, Juniores e Seniores de Orientação em BTT na cidade francesa de Orleans, de 30 de julho a 05 de agosto.

 

A seleção nacional portuguesa é composta por 11 atletas: Marisa Costa, João Fonseca, João Mendonça, Diogo Horta e Duarte Lourenço do BTT Loulé, Tomás Mora da ADM Ori-Mondego,João Ferreira do CAB, Daniel Marques do COC, Davide Machado do .COM, Luís Barreiro do NADA e Ana Filia Silva do CPOC.

 

A competição começou ontem, domingo, com a prova de Sprint num percurso tecnicamente exigente e muito rápido. A seleção nacional não conseguiu nenhum resultado relevante no campeonato da europa, Marisa Costa que competiu no escalão de atletas até 17 anos foi a melhor classificada com o 21º lugar.

 

No Campeonato do Mundo de Veteranos a participação de atletas não é feita por seleções, podendo qualquer atleta que queira participar fazê-lo, Susana Pontes do Clube de Orientação do Centro teve uma prestação brilhante conquistando a medalha de Bronze no escalão Damas 45.

 

Resultados do Sprint da seleção portuguesa:

21° Marisa Costa - W17
25° Duarte Lourenço - M20
25° Ana Filipa Silva - W21
27° Davide Machado - M21
29° João Ferreira - M21
32° Tomás Mora - M20
37° Diogo Horta - M17
39° João Fonseca - M17
46° Daniel Marques -M21
50° Luís Barreiro - M21
mp João Mendonça - M17

 

Resultados completos

 
Seleções Nacionais de Orientação em BTT partem hoje.
28-Jul-2017

Partem esta tarde, rumo a Orléans (França), as Seleções Nacionais Jovem, Júnior e Sénior de Orientação em BTT que de 29 de julho a 05 de agosto representarão Portugal nos Campeonatos da Europa de Jovens, de Juniores e de Seniores de Orientação em BTT (EYMTBOC, EJMTBOC e EMTBOC’2017).

 

 Foto de grupo do estágio de selação que decorreu no passado fim de semana

 

Acompanhados pelos selecionadores nacionais Carlos Simões e João Lavado, a comitiva portuguesa é constituída por onze atletas.
Quatro jovens: Marisa Costa, João Fonseca, João Mendonça e Diogo Horta do BTT Loulé;
Dois juniores: Tomás Mora da ADM Ori-Mondego e Duarte Lourenço do BTT Loulé; e
Cinco seniores: João Ferreira do CAB, Daniel Marques do COC, Davide Machado do .COM, Luís Barreiro do NADA e Ana Filia Silva do CPOC.

Programa dos Campeonatos (hora portuguesa)
29 de julho - sábado
14:15 - Cerimónia de Abertura
30 de julho - domingo
08h30 - Sprint
31 de julho - segunda feira
08:00 - Model Event
01 de agosto - terça feira
08:00 - Distância Média
03 de agosto - quinta feira
08:00 - Distância Longa
04 de agosto - sexta feira
09:00 - Sprint Relay
05 de agosto - sábado
07:30 - Estafeta

 

Boa Sorte!
Site

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 23 - 33 de 1341
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros