spacer
cta.png
 
facebook
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Nomeação de Supervisores - Época 2017 e 2018 - O-Precisão
17-Ago-2017

Ofício

 
Campeonato do Mundo de Orientação em Btt
17-Ago-2017

Partem esta tarde, rumo à Lituânia, os atletas que compõem a Seleção Nacional que de 19 a 27 de agosto disputa os títulos do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT, nas categorias Elites e Juniores.

 

  

O centro do evento é na cidade de Vilnius, capital daquele país que se apresenta como o centro geográfico da Europa Continental. Certo é ser o centro e palco central do mais importante evento do ano em Orientação em BTT e no qual somos representados por 8 atletas:

 

Atleta

Clube

Categoria

1963 João Ferreira

Clube de Aventura da Bairrada

Elite

2128 Daniel Marques

Clube de Orientação do Centro

Elite

3173 Davide Machado

Clube de Orientação do Minho

Elite

3445 Ana Filipa Silva

Clube Português de Orientação e Corrida

Elite

3602 Luís Barreiro

Núcleo de Aventura e Desporto da Albergaria dos Doze

Elite

4324 Paul Roothans

Clube da Natureza de Alvito

Elite

5709 Marisa Costa

Clube BTT Terra de Loulé

Júnior

5807 Duarte Lourenço

Clube BTT Terra de Loulé

Júnior

 

Como habitualmente, durante o campeonato são disputados os títulos mundiais individuais de Sprint, Distância Média e Distância Longa, bem como os coletivos de Estafetas. O programa do Campeonato é o seguinte:

 

Dia

 Programa

Sábado, 19

Acreditação e treino

Domingo, 20

Model event e Cerimónia de Abertura

Segunda, 21

Distância Média

Terça, 22

Partida em Massa (Mass Start)

Quarta, 23

Estafeta

Quinta, 24

Dia de descanso

Sexta, 25

Distância Longa

Sábado, 26

Sprint e Banquete

Domingo, 27

Partida das delegações

 

Como vem sendo hábito nesta disciplina, estamos esperançosos pelos resultados dos nossos e nossas representantes. De recordar que Davide Machado conquistou a Medalha de Bronze na Distância Longa na última edição do Campeonato do Mundo e este ano foi quarto classificado no Campeonato da Europa. Outra das medalhadas presente neste Campeonato é Marisa Costa, Medalha de Bronze no último Campeonato da Europa, atleta que embora seja da categoria Jovem competirá no escalão júnior.

 

 
QCN 2019 - Candidaturas ao POM'19 e WRE
16-Ago-2017

Estão  abertas as candidaturas aos QCN 2019 - Candidaturas ao POM’19 e WRE”, respostas até às 18h00 do dia 29 de setembro de 2017

Ofício

 
Campeonato da Europa de Orientação em BTT de Jovens, Juniores e Seniores: Estafetas
09-Ago-2017

No passado sábado, 05 de agosto, realizou-se a última competição dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT de Jovens, Juniores e Seniores que decorreram na cidade francesa de Orleans, a prova de estafetas, disputada por equipas 3 elementos.

 

No escalão seniores masculinos a luta pela medalha de ouro foi imprópria para cardíacos. No final dos três percursos, apenas 1 segundo separou as duas primeiras equipas. O brilho das medalhas de Ouro acabou no peito dos atletas da República Checa. A prata nos da Rússia e o Bronze nos da Dinamarca.

 

 Pódio em seniores masculinos, 1 º República Checa, 2º Rússia e 3º Dinamarca| Foto: organização

 

Davide Machado, Daniel Marques e João Ferreira foram os atletas escolhidos para representar Portugal. Depois do quarto lugar na distância longa, Davide Machado, Medalha de Bronze no último Campeonato do Mundo, teve uma prestação fantástica, sendo o primeiro atleta a passar o testemunho. Sabia-se que manter aquele 1º lugar não era tarefa fácil. Algumas hesitações fizeram Daniel Marques perder seis minutos para o melhor tempo. Acabou por entregar o testemunho na 10ª posição a João Ferreira, que acabou por perder um tempo similar, terminando em 10º lugar, a 11’55’’ da Medalha de Ouro.

 

 Davide Machado, primeiro atleta a terminar o primeiro percurso|

Foto: Duarte Gonçalves

 

Resultados Homens 21:

01º República Checa - 1:59:26

02º Rússia - 1:59:27

03º Dinamarca - 2:01:45

10º Portugal - 2:11:21

 

No escalão Juniores Masculinos a disputa pelas medalhas foi de igual modo renhida. O primeiro e segundo elemento da equipa finlandesa lideraram a prova, mas o terceiro da França acabou por ser mais forte na conquista do Ouro. A Finlândia ficou com a Prata e o Bronze foi para a Rússia.

 

Portugal apresentou equipa constituída por Duarte Lourenço, Marisa Costa e Tomás Mora. Duarte Lourenço perdeu menos de dois minutos para o líder no seu percurso, entregando em 7º lugar o testemunho a Marisa Costa.

 

 -se com uma equipa mista constituída por Duarte Lourenço, Marisa Costa e Tomás Mora. Duarte Lourenço foi o melhor atleta da equipa tendo perdido apenas 1’52’’ para a liderança da prova, passou o testemunho a Marisa Costa em 7º lugar. A competir num escalão masculino e para atletas mais velhos, a jovem atleta de apenas 15 anos acabou por perder doze minutos para o primeiro e entregar o testemunho a Tomás Mora em 8º lugar, posição que este manteve até ao final.

 

Resultados Homens 20:

1º França - 1:27:37

2º Finlândia - 1:27:53

3º Rússia - 1:29:43

8º Portugal - 1:48:43

 

Parte dos atletas da delegação que representou Portugal nestes europeus está quase de partida para a Lituânia, onde de 20 a 26 de agosto disputará os Campeonatos do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT.

 
Convocatória Campeonato do Mundo de Seniores e Juniores de Orientação em BTT
08-Ago-2017

Portugal irá estar representado no Campeonato do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT 2017, a decorrerem de 20 a 29 de agosto de 2017, na Lituânia.

Convocatória

 
Orientação em BTT: Campeonato da Europa sorriu a Portugal
04-Ago-2017

Realizou-se ontem na cidade francesa de Orleães a última prova individual dos campeonatos da Europa de Orientação em BTT, a competição de Distância Longa, com Portugal a obter bons resultados.

 

Davide Machado tentou subir novamente ao pódio como fez no Campeonato do Mundo de Orientação em BTT que decorreu no ano passado, ficando apenas a 15 segundos da medalha de bronze conquistada pelo francês Baptiste Fuchs, a 31 da prata obtida pelo russo Ruslan Gritsan e a 40 do vencedor dinamarquês Rasmus Soegaard.

 

Resultados em seniores:

4º Davide Machado

34º Ana Filipa Silva

38º Daniel Marques

42º Luís Barreiro

47º João Ferreira

 

4º lugar de Davide Machado
 

Duarte Lourenço, atleta júnior também teve uma ótima prestação alcançando o 9º lugar no escalão, ficando a 1 minuto e 39 segundos de um Diploma e a 7 minutos e 32 segundos da medalha de ouro alcançada pelo dinamarquês Thomas Steinthat.

 

Resultados Juniores:

9º Duarte Lourenço

31º Tomás Mora

 

Marisa Costa, atleta jovem com apenas 15 anos alcançou um resultado histórico para a disciplina da modalidade, conquistando a medalha de bronze na distância longa a apenas 1 minuto e 37 segundos da medalha de ouro conquistada pela finlandesa Saara YliHietanen. Marisa já no ano passado tinha ficado em 8º lugar na distância longa e em 6º na distância na distância média.

 

Resultados dos Jovens:

3º Marisa Costa

25º João Mendonça

39º Diogo Horta

  Pódio D17 - Marisa Costa em 3º Lugar

 

A Federação Portuguesa de Orientação assim como toda a comunidade orientista sente-se orgulhosa dos resultados dos nossos atletas, felicitando o grupo de seleção por estas conquistas.

 

Hoje realizou-se a primeira prova coletiva, o sprint misto, Portugal esteve presente na linha de partida com uma equipa sénior constituída por Ana Filipa Silva e Luís Barreiro, classificaram-se em 12º Lugar:

 

Amanhã realiza-se a última prova do Campeonato da Europa que decorre em França, a Estafeta.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 11 de 1323
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros