spacer
cta.png
 
facebook
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Seleção Nacional Pedestre a caminho do Campeonato do Mundo de Seniores
26-Jun-2017

Iniciou viagem esta manhã de Lisboa com destino à cidade de Tartu, na Estónia, a Seleção Nacional Sénior de Orientação Pedestre que, sob liderança do selecionador nacional Pedro Nogueira, até 08 de julho representará Portugal no Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre (WOC ‘2017).

 

 

A comitiva portuguesa é constituída por sete atletas: Pedro Nogueira, Ricardo Esteves e Filipa Rodrigues, da Associação dos Deficientes das Forças Amadas, João Mega Figueiredo, do Clube da Natureza de Alvito, Rafael Miguel, do Clube de Orientação de Estarreja, Carolina Delgado, do Grupo Desportivo 4 Caminhos e Mariana Moreira, do Clube Português de Orientação e Corrida.

 

Acompanha e dá o teu apoio aos nossos representantes.

 

Programa (horário português):

30 de junho - sexta-feira

11:00 - Sprint (qualificatória)

01 de julho - sábado

12:30 - Sprint (final)

02 de julho - domingo

14:55 - Estafetas Mistas

03 de julho - segunda feira

Dia livre

04 de julho - terça feira

09:00 - Distância Longa

05 de julho - quarta feira

Dia livre

06 de julho - quinta feira

10:00 - Distância Média

07 de julho - sexta feira

10:45 - Estafeta

 

Boa Sorte!

Site

Resultados Online

 
Troféu Numancia 2017: Monte Valonsadero palco do Campeonato Ibérico Masculino de Orientação em BTT
26-Jun-2017

No passado fim de semana, dias 24 e 25 de junho, realizou-se o Troféu Numancia 2017, quinta etapa da Liga Espanhola de MTB-O pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT, evento no qual se disputaram os títulos masculinos do Campeonato Ibérico de Orientação em BTT, com os atletas a percorrer caminhos e trilhos do Monte Valonsadero, zona de elevada beleza natural e recreativa junto à cidade espanhola de Soria.

 

No sábado disputaram-se duas etapas diferentes, a de distância média e o sprint. O título de campeão ibérico de distância média do principal escalão de competição masculino foi conquistado por Daniel Marques, atleta do COC (Leiria) que se superiorizou a dois atletas espanhóis que ocuparam as restantes duas posições do pódio, Francisco Costoya do clube La Coruña, na posição de vice-campeão, e Francisco Guerrero do clube Cáceres. Nos restantes escalões masculinos, são de destacar também os títulos ibéricos de distância média de Diogo Horta, do Clube de BTT Loulé, Tomás Mora, do ADM Ori-Mondego e Carlos Ferreira, do CAB, em H17, H20 e H60 respetivamente.

 

Na tarde do mesmo dia, disputou-se a prova de Sprint, etapa pontuável apenas para o Troféu Numancia 2017. Destaque para as vitórias nos escalões juniores de João Fonseca e Marisa Costa, atletas do BTT Loulé, Daniel Marques, do COC, no escalão sénior e Carlos Ferreira, do CAB, em H60.

 

Percurso de Daniel Marques na etapa de Sprint

 

No domingo, 25 de junho, disputou-se o percurso do campeonato ibérico masculino de distância longa. No escalão principal, o de seniores masculinos, a vitória foi de novo para Daniel Marques. O atleta do COC (Leiria) arrecadou assim os dois títulos ibéricos em disputa. Em segundo lugar, gastando apenas mais quarenta e quatro segundos para percorrer o percurso planeado por David Soria, antigo selecionador espanhol, ficou o português João Ferreira do CAB, e em terceiro Francisco Guerrero do Clube Cáceres, a apenas sete segundos deste. Na disputa dos títulos ibéricos desta distância são ainda de destacar as vitórias de João Fonseca, do clube BTT Loulé, em juniores masculinos e Carlos Ferreira, do CAB, em H60.

 

 Pódio em seniores masculinos da distância Longa: Daniel Marques campeão e João Ferreira em 2º Lugar. Foto de Daniel Marques.

 

No evento marcou presença ainda meia centena de atletas nacionais, a disputar tanto o campeonato ibérico de Orientação em BTT, no caso dos homens, como os restantes escalões do Troféu Numancia 2017, nos quais algumas atletas femininas marcaram igualmente presença nos lugares de pódio.

Resultados do Campeonato Ibérico Masculino da Distância Média e Longa:

 

 
Seleção Nacional Pedestre parte para o Campeonato da Europa de Jovens
23-Jun-2017

Parte esta noite de Lisboa, rumo à região de Banska Bystrica (Eslováquia), a Seleção Nacional Jovem de Orientação Pedestre que de 24 de junho a 03 de julho representará Portugal no Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre (EYOC ‘2017).

 

                                                                                Foto de: Hélder Ferreira

 

A comitiva portuguesa é constituída por dez atletas, Helena Lima, Tomás Lima e Manuel Oliveira, do COC; Tiago Figueiredo e André Henriques, do Ori-Estarreja; Pedro Lin, Tiago Lampreia e Joana Branco, da ADFA; Vasco Mendes, do GDU Azoia; e Ana Pacheco, do .COM, acompanhados pelos selecionadores nacionais, Hélder Ferreira e Pedro Duarte e ainda por Rafael Lima.

 

Programa:

29 de junho - quinta-feira

Model Event (Sprint, Longa e Estafeta)

30 de junho - sexta-feira

09h30 - Partidas Sprint (Banska Bystrica)

16h30 - Cerimónia de Abertura

01 de julho - sábado

09:00 - Distância Longa (Mútno)

02 de julho - domingo

09:00 - Estafetas (Mútno)

 

Boa Sorte!

Site

 
Rumo ao EYOC, JWOC e WOC
22-Jun-2017

O centro de estágios da Federação Portuguesa de Orientação-FPO, na Marinha Grande, acolheu, de 16 a 18 de junho, o último estágio antes das competições internacionais da Seleção Nacional Jovem, Júnior e Sénior de Orientação Pedestre.

 

Com vista à preparação do Campeonato da Europa de Jovens - EYOC’17, dos Campeonatos do Mundo de Juniores e de Seniores - JWOC’17 e WOC’17, que se realizam no final deste mês e no próximo mês, o estágio contou com a presença de 18 atletas convocados para as respetivas competições.

 

O estágio esteve a cargo de dois técnicos das seleções seniores e jovens de Orientação Pedestre, Pedro Nogueira e Hélder Ferreira. Para a sua realização, muito contribuiu o valioso apoio prestado pelo Clube de Orientação do Centro - COC, em especial na cedência dos mapas utilizados e na colaboração na participação dos atletas no Leiria City Race.

 

No dia 16 de junho à noite os atletas realizaram um treino noturno em estrela nas Dunas da Rainha. Com partida simultânea e por grupos, cada um partia para o seu primeiro ponto. Num sistema de perseguição, em formato circular, no sentido dos ponteiros do relógio, todos os atletas tentavam ainda alcançar o atleta que tinha partido para o ponto seguinte, como é indicado pelas linhas rosa claro no mapa abaixo.

 

Sábado de manhã, 17 de junho, os atletas rumaram ao mapa de Vieira de Leiria, onde realizaram um treino específico para a prova de estafetas que irão encontrar nas competições internacionais, tendo partido em massa em equipas constituídas por 2 elementos cada.

 

Depois do almoço, os atletas participaram no 19.º Grande Prémio do RA4, evento que conta com 19 anos de existência, que foi organizado pelo Clube de Orientação do Centro - COC em parceria com o Regimento de Artilharia nº 4, em Porto de Mós. A prova ficou marcada pelo intenso calor que se fazia sentir, mas que não tirou o desafio proporcionado pelos percursos na vila de Porto de Mós.

 

 

No domingo, dia 18, o objetivo do treino foi a preparação do sprint na cidade de Leiria. Com recurso ao all controls do “Leiria City Race”, gentilmente cedido pelo clube organizador, os selecionadores traçaram percursos de sprint.

 

Antes do início da prova realizou-se uma pequena cerimónia, na qual todos os atletas foram anunciados, aplaudidos e receberam votos de boa sorte para os eventos em que irão representar as cores nacionais.



 

Boa Sorte!

 

 
Magazine O-TV - 25 de junho de 2017
21-Jun-2017

O Magazine O-TV do Campeonato Nacional de Distância Média e Estafetas irá ser transmitido no próximo domingo, dia 25 de junho às 15h45, na RTP 2.

 


 

 
Taça do Mundo de Orientação em BTT - Round 1
01-Jun-2017

Partiu hoje, rumo a Waldviertel (Áustria), a Seleção Nacional de Orientação em BTT que de 03 a 05 de junho representará Portugal no round 1 da Taça do Mundo de Orientação em BTT (WCUP-Round 1).

 

 

A comitiva portuguesa é constituída por 5 atletas (Ana Filipa Silva, do CPOC; Daniel Marques, do COC; Davide Machado, do .COM; João Ferreira, do CAB; e Luís Barreiro, do NADA) e pelo selecionar nacional de Orientação em BTT, Carlos Simões.

 

 

     Programa:

 

     03 de junho - sábado

     09h00 - Distância média

     04 de junho - domingo

     09h00 - Sprint

     05 de junho - segunda-feira

     08h00 - Distância longa

 

     Acompanhe!

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 11 de 1294
spacer

mtboc2016.gif

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura

Ori-Precisão & Ori-Adaptada

Ori-Trail / Rogaine

Formação


Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
spacer
Apoios
Patrocinadores
Parceiros