spacer
cta.png
 
facebook
Home
Orientação
FPO
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Formação
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Ori em Revista
 
Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 

15º OriJovem - Palmela PDF Imprimir e-mail
19-Abr-2011

Ao longo do OriJovem, irão sendo colocados aqui os textos, fotos, mapas e outras informações sobre o OriJovem.

Clique aqui para ver as fotos do OriJovem.

 

Noite de 2ª feira

Foi debaixo de um enorme temporal que arrancou o 15º OriJovem em Palmela. Os 77 jovens acomodaram-se em oito salas da Escola Hermenegildo Capelo, indo depois jantar. Às 21h00 realizou-se uma reunião onde foi feita uma breve história do OriJovem, se explicaram as regras de funcionamento e os horários e se apresentaram as actividades para 3ª feira. Depois disso tiveram tempo livre para conviverem.

A trovoada intensa assustou uns e entusiasmou outros, principalmente quando chegaram as 23h30 (hora de Silêncio nesta primeira noite). Para os que conhecem as primeiras noites de cada OriJovem, foi uma noite sossegada, não tendo os monitores registado muita agitação nos quartos.

 

Manhã de 3ª feira

Depois da tempestade veio a Bonança!

Depois de uma noite de chuva intensa e constante, eis que amanheceu com muito nevoeira, mas com a chuva a parar a partir das 8h00. E depois disso, por volta das 11h00 apareceu o sol que ainda não nos abandonou, dando promessas de ficar durante a actividade da tarde.

De manhã foram realizadas na Escola mini-actividades de aprendizagem de multiplos factores ligados à prática da Orientação, desde a aprendizagem da simbologia, a orientação do mapa, a relação mapa/terreno, a destreza de utilização do SportIdent rapidamente sob pressão e outros.

 

Tarde de 3ª feira

Depois de algum tempo de descanso após o almoço (embora o verbo "descansar" não faça parte do dicionário de muitos dos jovens pois foram jogar basquetebol e futebol), deslocamo-nos todos para o Parque do Bonfim em Setúbal. Quando estávamos a sair de Palmela ainda apanhámos um susto pois começou a chover novamente, mas quando chegámos a Setúbal o sol estava radioso e assim continuou até ao fim da actividade. Alguém lá em cima é orientista...

Em Setúbal os jovens fizeram 4 actividades de Orientação diferentes: Percurso Formal, Estrela, Ida e Volta e Árvores com Baliza. 

Numa tarde de Primavera soalheira, com muitos transeuntes pelo Parque foi com surpresa que observaram os 77 jovens que corriam em todas as direcções em busca dos prismas laranja e brancos que existiam em número de cerca de 40 espalhados por todo o Parque.

Após o fim da actividade, foi o regresso a Palmela para o banho e o jantar.

Mapas: Formal / Estrela / Ida e Volta / Árvores com baliza

 

Noite de 3ª feira

Após o jantar tiveram um período livre e às 21h00 iniciaram-se as reuniões já com os jovens separados nos grupos Laranja e Verde. Nas reuniões fizeram uma análise das actividades realizadas durante o dia e prepararam as actividades para o dia seguinte.

Após as reuniões seguiu-se a ceia e às 23h00 foi a hora do silêncio.

Como alguns preferiram não respeitar a hora do silêncio, por volta da meia-noite ainda tivemos vários jovens a ter de sair para a rua com alguns monitores para dar uma corrida à volta da escola e realizar exercícios para lhes tentar "dar sono". Pouco depois o silência reinava na Escola Hermenegildo Capelo.

 

Manhã de 4ª feira

Por incrível que pareça, antes das 7h00 já tinhamos alguns jovens levantados a perguntar pelo pequeno-almoço...

Após o pequeno-almoço tiveram disponíveis na escola quatro percursos formais para cada Grupo (Laranja ou Verde) que cada um pôde realizar o número de vezes que quiz. Para além destes oito percursos, ainda foi preparado um Super-Percurso que percorria toda a escola e estava disponível apenas para os mais avançados.

O tempo não condicionou a actividade, embora se tenha feito sentir uma ligeira chuva ao início da manhã, tendo depois o tempo melhorado e o sol voltou a sorrir.

Mapas: Laranja Super-Percurso

 

Tarde de 4ª feira

E chegaram duas das actividades normalmente mais aguardadas: o "Polícia e Ladrão" e as "Estafetas".

O Polícia e Ladrão é uma actividade que é organizada ininterruptamente desde o 1º OriJovem. Foram constituidos grupos de três jovens (os Ladrões) que foram perseguidos pelos monitores (Polícias). Os Ladrões têm um mapa onde estão indicados vários pontos de controlo cada um com notas com valores variados (5, 10, 20 e 50 "balizas"). Cada grupo que consiga chegar a um ponto de controlo pode retirar uma (e apenas uma) nota desse ponto. Depois, se forem apanhados fora dos pontos pelos Polícias têm de dizer no mapa exactamente onde estão sob pena do Polícia os multar em dinheiro tendo eles de devolver algum do dinheiro que já conseguiram obter. Tiveram 20 minutos para "roubar" o máximo de dinheiro possível dos pontos. Esta actividade manteve a tradição continuando a ser a que mais algazarra produz!

De seguida realizou-se a Estafeta em equipas de 2, em que os Laranjas tiveram de realizar um percurso cada um (um total de dois percursos por equipa) e os Verdes tiveram de realizar dois percursos cada (um total de quatro percursos por equipa).Foi uma luta renhida até ao fim em ambos os Grupos.

Notas do Polícia e Ladrão

Mapas: Estafeta Laranja, Estafeta Verde, Polícia e Ladrão

 

Manhã de 5ª feira

A actividade iniciou-se junto ao castelo de Palmela, com dois percursos de Orientação com partida em massa sempre a descer. Foi uma actividade curta, mas muito intensa. Foi a actividade mais "visível" para a população pois andaram na zona histórica de Palmela e pelo acolhedor jardim junto ao castelo.

 

Tarde de 5ª feira

E o estágio terminou com uma ida ao mapa mais exigente de todos junto à Gâmbia. Aqui os jovens fizeram um conjunto de actividades diversificada para consolidar as aprendizagens que tinham adquirido ao longo dos 3 dias. A chuva fez-se sentir durante cerca de 15 minutos, mas que não foi suficiente para arrefecer os ânimos dos atletas!

Entre as várias actividades, destaque para uma que realizaram com um mapa desenhado numa folha em branco por eles próprios na escola, a partir do mapa original. Uns foram mais minimalistas e desenharam apenas o que necessitavam, outros fizeram verdadeiras obras de arte.

Mapas: Apanhar o Treinador , Desenhar o Mapa

 

O 15º OriJovem terminou com uma breve reunião e a já tradicional foto de grupo.

 

 

Actualizado em ( 26-Abr-2011 )
 
spacer

mtboc2016.gif

MTBO 2015
Foto em Destaque

Próximas Provas

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura

Orientação Precisão


Federação Portuguesa de Orientação - © 2014 Todos os direitos reservados
spacer
Apoios
Patrocinadores
Parceiros