spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 

Campeonato Nacional de TempO em Sesimbra - Inês Domingues outra vez PDF Imprimir e-mail
03-Nov-2017

O Grupo Desportivo União da Azoia, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, organizou no feriado de 01 de novembro, no espaço interior das muralhas do belo castelo daquela vila, a quarta edição do Campeonato Nacional de TempO 2017, evento no qual se disputavam os títulos nacionais desta vertente competitiva de Orientação de Precisão.

 

 foto retitada do site.

 

A particularidade principal de uma competição de TempO a disputa dos títulos nacionais num único escalão ou categoria. Sejam Damas ou Homens, sejam praticantes de classe aberta ou paralímpica, os desafios e as condições de participação são iguais para todos e todas, sendo o grande desafio conseguir descobrir o mais rápido possível o maior número de respostas corretas.

 

Sem surpresas, a principal candidata, Inês Domingues, do Clube de Orientação do Centro, sagrou-se Campeã Nacional, título que havia conquistado por duas ocasiões, em 2014 e 2015. Recuperou assim o título que o seu irmão, Edgar Domingues, lhe arrebatara em 2016. “Muita experiência de orientação pedestre, alguma experiência de orientação de precisão e um bocadinho de sorte” é, de acordo com Inês Domingues, a fórmula para as suas vitórias. Porém, todos sabem que há muito talento.

 

O Vice-Campeão Nacional foi Nuno Pires, do clube de Orientação de Estarreja, repetindo o mesmo resultado do ano passado. Luís Gonçalves, do Clube Português de Orientação e Corrida, foi O terceiro classificado.

 

De destacar a presença e prestações de três atletas paralímpicos do Desporto Adaptado do Hospital da Prelada, Ricardo Pinto, Cláudio Poiares e Ana Marques. O melhor classificado foi Ricardo Pinto, na oitava posição do Campeonato Nacional, acabando por ser o melhor classificado da classe paralímpica, numa competição em que há apenas uma categoria, como já foi referido.

 

 

 Ricardo Pinto na última estação cronometrada.

Foto: Miguel Angel Garcia (Espanha)

 

Pódios do Campeonato Nacional de TempO

1º Lugar: Inês Domingues (Clube de Orientação do Centro, Leiria)

2º lugar: Nuno Pires (Clube de Orientação de Estarreja, Estarreja)

3º Lugar: Luís Gonçalves (Clube Português de Orientação e Corrida)

 

Vídeo: O campeão nacional de 2016, Edgar Domingues, do Clube de Orientação do Centro, num ponto cronometrado.


Antes de encerrar, não se pode deixar de dar uma palavra de agradecimento aos organizadores deste Campeonato Nacional de TempO, o Grupo Desportivo União da Azoia, bem como o diretor técnico da competição e o seu supervisor, Jorge Baltazar e Nuno Rebelo, pela forma pronta com que aceitaram a proposta de organizar o evento, mesmo reconhecendo a elevada exigência de uma prova desta natureza.

 

Os organizadores estiveram à altura de hercúlea tarefa, proporcionando agradáveis desafios a todos os participantes. Não é de estranhar, considerando o histórico de qualidade técnica das organizações de Orientação de Precisão em Portugal, o que motiva a presença habitual do atleta paralímpico espanhol Miguel Angel Garcia.

 

Em 2019 a Federação Portuguesa de Orientação organiza o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão, no Município de Idanha-a-Nova, mais uma vez palco de um dos maiores eventos mundiais da modalidade.

 

Próximo Evento Orientação de Precisão

No dia 18 de novembro realiza-se na Figueira da Foz a próxima prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2017, o Troféu Ori Mondego.Site: http://adm.admondego.pt/

Actualizado em ( 06-Nov-2017 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros