spacer
cta.png
 
        
Home
Orientação
FPO
Formação
OriJovem/OriJunior
Ori nas Escolas
Documentos
Comunicação
Seleções Pedestre
Seleções BTT
Corridas Aventura
Ori Precisão(Trail-O)
Mapas/Cartografia
Rankings Antigos
Clubes
SPORTident
Mapa do Site
Contactos
Ligações
Presidente FPO

 

Boletim Mensal

Nome:
e-mail:


(Cancelar subscrição)

 
Informação relativa às provas (inscrições, partidas, resultados, etc) encontra-se no OASIS.

Etapa Final da Taça do Mundo de Orientação Pedestre!
22-Set-2017

Depois de 8 competições em 3 países, agora é a vez de Grindelwald, na Suíça, onde de 29 de setembro a 01 de outubro se disputam os três derradeiros percursos que vão ditar as vencedoras e os vencedores da Taça do Mundo de Orientação Pedestre. Há 200 pontos em discussão na distância Longa e na distância Média. Quem ganhará o maior número?

 

 

 Três é também o número de mulheres que ainda estão na luta para vencer, embora Natalia Gemperle e Tove Alexandersson tenham as duas primeiras quase garantidas. Falta discutir quem ocupa o primeiro e o segundo lugar. Também temos um múltiplo de três no desafio masculino, pois são doze os homens com possibilidade de vencer, estando portanto tudo ainda muito renhido.

 

 

Suíça, Rússia ou Noruega? Outro dos ingredientes é saber qual daquelas nações ocupa a segunda e terceira posições no pódio da Taça do Mundo de Estafeta Mista. A Suécia já garantiu o lugar mais alto.

 

Assista em direto à luta pelos pontos que vão ditar os títulos da Taça do mundo de Orientação Pedestre!

 

Programa (hora portuguesa):

 

Sexta-feira 29 de setembro – Distância Longa

·         12h30 – 15h50: Transmissão Live Orienteering

·         09h40 – 14h10: Intervalo de partidas

 

Sábado 30 de setembro – Distância Média

·         11h10 – 15h00: Transmissão Live Orienteering

·         09h00 – 12h24: Intervalo de partidas das mulheres

·         10h30 – 13h59: Intervalo de partidas dos Homens

 

Domingo 1 outubro - Sprint Relay

·         13h10 – 14h45: Transmissão Live Orienteering

·         13h25: Partida da Estafeta Mista

Site

 
Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre: Portugal Conquista 9 Títulos
21-Set-2017

Após um interregno de três meses, durante os quais as seleções nacionais participaram nos mundiais e europeus da disciplina, voltaram os eventos da Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre de 2017.

 

No passado fim de semana, dias 16 e 17 de setembro, com apoio e coloração da Câmara Municipal de Montalegre, o Clube de Orientação do Minho organizou o Troféu de Orientação de Montalegre, evento no qual se disputou também o Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre.

 

O Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre comemora 25 anos em dezembro deste ano. A primeira edição teve lugar em Troia, Portugal, em 1992, das quais há inúmeras histórias e estórias para escrever e contar. Durante muitos anos, os títulos eram disputados apenas por atletas em representação das seleções nacionais de Portugal e de Espanha. Por vissicitudes diversas, em particular pela redução do financiamento desportivo nos dois países, o modelo sofreu algumas alterações. Pode-se contudo considerar hoje mais democrático, pois qualquer pessoa pode disputar os títulos.

 

 

Comitiva Portuguesa presente no Campeonato Ibérico de 98 – disputado no Gerês

Foto: FPO

 

Na presente edição, para se sagrarem campeões ibéricos, os atletas tinham de ser os melhores na soma das três etapas de competição: distância média, sprint e distância longa. No sábado dia 16 os 600 atletas participantes disputaram a competição de distância média no mapa Lodeiro de Arque, antigo mapa de Moscoso. No mesmo dia, da parte da tarde, disputaram a prova de Sprint na Vila de Montalegre. No domingo dia 17 disputaram a distância longa no mapa de Salto.

 

Com desafios apropriados para todas as idades, no Troféu de Orientação de Montalegre estiveram presentes atletas com idades compreendidas entre os 4 e os 78 anos de idade.

 

Desporto para todos, num fim de semana especial para Francisco Coelho, jovem de 70 anos de idade, atleta que representa o Clube TAP, vencedor no seu escalão as três etapas disputadas.

 

 

 

Rafael Miguel, atleta do escalão sénior masculino durante o evento

Foto: JDS

 

Alegria de jovem atleta a terminar a sua prova

Foto: Ana Cernicharo

 

Campeões Ibéricos Masculinos 2017:

H14: Alberto Garcia Romo – Alicante CEAM IBI-O (ESP)

H16: Manuel Oliveira – COC (POR)

H18: Tomás Lima – COC (POR)

H20: João Bernardino – COC (POR)

H21E: Álvaro Prieto Del Campo – Madrid MALARRUTA (ESP)

H35: Arnaldo Mendes – ADM Ori-Mondego (POR)

H40: Jorge Correia – ADFA (POR)

H45: Joaquim Sousa – COC (POR)

H50: Rafael Arranz Muñoz – Madrid RUMBO-MADRID (ESP)

H55: Jorge Silva – A Montanha (POR)

H60: José Samper Garcia – Alicante VILLENA-O (ESP)

H65: Jesus de Miguel Rey – Soria NAVALENO-O (ESP)

H70: Francisco Coelho – Clube TAP (POR)

H75: Armandino Cramez – Ori-Estarreja (POR)

 

A Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2017 regressa no fim de semana de 28 e 29 de outubro, com a realização do V Costa Alentejana “O” Meeting, nos municípios de Grândola e Santiago do Cacém. Agenda já. Vem experimentar Orientação, a caminhar ou correr, sozinho ou em grupo, a desfrutar da natureza com um mapa na mão. Há percursos adaptados à tua experiência e condição física.

 

Site evento


 
Troféu Ori-BTT do COA e Campeonato Nacional de Distância Longa
19-Set-2017

Depois de um interregno de quase 3 meses, durante os quais apenas à participação das seleções nacionais nos Campeonatos do Mundo e da Europa, nos dias 09 e 10 de setembro voltamos a ter uma competição da Taça de Portugal de Orientação em BTT, desta feita o Troféu Ori-BTT do COA, organizado pelo Clube de Orientação e Aventura, com o apoio da Câmara Municipal do Sardoal.

 

No sábado dia 09 os atletas participantes tiveram o dia repleto de desafios. De manhã disputaram um percurso de distância média na aldeia de Santa Clara, desfrutando de agradáveis percursos com partida num local ribeirinho.

 

Na tarde do mesmo dia a organização organizou na vila do Sardoal a Estafeta Fairplay, uma competição em que o mais importante era a comunhão pela modalidade, no âmbito das ações do projeto “Orienta-te por Valores: a Ética e o Fairplay” da Federação Portuguesa de Orientação, dirigido por Tadeu Celestino, apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

 

No domingo dia 10 as bagagens e as bicicletas rumaram de novo à aldeia de Santa Clara, para disputar a segunda etapa do troféu e os títulos do Campeonato Nacional de Distância Longa. O sol brilhou para acolher os participantes que pedalaram orientados num terreno de forte exigência física com uma considerável rede de caminhos, o que criou desafiantes quebra-cabeças para os escalões de competição.

 

No escalão principal, Ana Filipa Silva, do Clube de Orientação de Oeiras, e Davide Machado, do Clube de Orientação do Minho, foram os mais fortes e não deram hipóteses à concorrência, sagrando-se bicampeões nacionais.

 

O clube mais forte foi o BTT Loulé/BPI/ELEVIS. Com a conquista de 4 títulos individuais, foi o grande vitorioso deste campeonato nacional.

 

Ana Filipa Silva revalida título de campeã nacional.

Da esquerda para a direita: Susana Pontes, Ana Filipa Silva, Diana Moreira, ladeadas por Serras Alves e Marco Póvoa

Foto: Jorge Bastos

 

Campeões Nacionais Individuais de Distância Longa

H15: Bernardo Rosa – COC

H17: João Mendonça – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

D17: Carina Castro – Ori-Estarreja

H20: Duarte Lourenço – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

D20: Marisa Costa – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

H21E: Davide Machado - .COM

D21E: Ana Filipa Silva – CPOC

H40: José João Henriques – A Montanha

D40: Rita Gomes – BTT Loulé/BPI/ELEVIS

H50: Paulo Mourão – CLAC

D50: Luísa Mateus – COC

H60: Carlos Ferreira – CAB

 

Campeões Nacionais Coletivos de Distância Longa

Seniores Masculinos: NADA

Veteranos Masculinos I: ADFA

Veteranos Masculinos II: ADFA

Veteranos Masculinos III: COALA

 

No atinente à classificação geral do somatório dos dois dias, o clube vencedor do Troféu Ori-BTT do COA foi o Clube de Orientação Centro, ficando em segundo lugar a Casa do Povo de Abrunheira e em terceiro ficou o Clube Português de Orientação em Corrida.

 

 Clube de Orientação do Centro, Leiria, vence por clubes.

Foto: CPOC


A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT está agendada para os dias 21 e 22 de outubro. É no município de Águeda, onde se disputam os títulos do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT.

 

Para aqueles que querem experimentar Orientação em BTT, esta será uma boa oportunidade para dar as primeiras pedaladas escolhendo os caminhos em que queres passar.

 

Será ainda a oportunidade de se poderem orientar em um dos mapas utilizados no Mundial de Orientação de Ori BTT realizado em julho de 2016.

 

Haverá percursos preparados para todos, mesmo para os mais inexperientes. Corres o risco de experimentar e nunca mais conseguir deixar.

Informa-te!

 
WTOC 2018 - Critérios de seleção
19-Set-2017

Já se encontram disponíveis os critérios de seleção para o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão 2018 - WTOC, a decorrer de 04 a 10 de agosto na Letónia.

Cirtérios de seleção

 


 
ETOC 2018 - Critérios de seleção
18-Set-2017

Já se encontram disponíveis os critérios de seleção para o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão 2018, a decorrer na Eslováquia de 27 de abril a 01 de maio.

 

Critérios de Seleção


 
Regulamento de Competições 2018 - Apreciação e Discussão Pública
18-Set-2017

Divulga-se proposta de Regulamento de Competições para 2018, para leitura, apreciação e discussão públicas:

1. Preliminar não presencial até 15 de outubro de 2017;

2. Presencial, a agendar para os dias 21 e 28 de outubro, no Campeonato Nacional Absoluto de O-BTT 2017 e no V Costa Alentejana "O" Meeting.

 

As alterações e sugestões propostas são diminutas, e estão elencadas no preâmbulo do documento e assinaladas no texto, a fundo colorido.

 

Regulamento de Competições 2018

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 11 de 1335
spacer
 

 

Foto em Destaque

Próximas Atividades

(todas as provas têm escalões de iniciação)


Orientação Pedestre

Orientação em BTT

Corridas Aventura
(terminou a época)

    Ori-Precisão & Ori-Adaptada

    Ori-Trail / Rogaine

    Formação


    Federação Portuguesa de Orientação - © 2017 Todos os direitos reservados
    spacer
    Apoios
    Patrocinadores
    Parceiros