LEGENDA DE UM MAPA

 

Para que o mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados.

Não é possível representar no mapa todas as características e objectos do terreno, senão teria demasiados pormenores e tornar-se-ia difícil de ler. Os símbolos utilizados num mapa representam, tanto quanto é possível, as características do terreno.

Como já referimos atrás, existem muitos tipos de mapas com várias escalas e utilizando cores e símbolos diferentes. Existem mapas desenhados para as mais variadas utilizações, desde actividades recreativas até aos mapas específicos para fins militares, meteorológicos, geológicos ou levantamentos. Vamos aqui falar apenas dos mapas utilizados para a prática da Orientação.

Uma boa regra quando se observa um novo mapa, é começar por estudar a legenda, que contém os símbolos utilizados e sua descrição.

A simbologia existente na legenda dos mapas de Orientação, permite que qualquer pessoa, independentemente do seu país de origem, possa ler qualquer mapa. Uma vantagem destes mapas é que os símbolos, cores, escalas, espessura das linhas, etc., respeitam uma norma mundial. Esta simbologia é determinada pela Federação Internacional de Orientação (International Orienteering Federation - I.O.F.).

Outra vantagem destes mapas é que eles, normalmente, estão à escala 1:10.000 ou 1:15.000. Isto significa que contêm bastantes detalhes, o que se torna bastante úteis a quem os utiliza para a prática de Orientação Pedestre. A escala mais comum utilizada em mapas produzidos pelas organizações cartográficas é de 1:25.000.

As seguintes cores (geralmente seis ou sete) são as utilizadas em mapas de Orientação:

- A CASTANHO temos tudo o que está relacionado com diferenças de altitude: montanhas, ravinas, depressões, pontos de cota, etc;

- As áreas a BRANCO representam Floresta Limpa (árvores mas sem vegetação rasteira);

- O AMARELO representa áreas abertas: campos abertos, clareiras, etc;

- O VERDE representa áreas ou objectos relacionados com vegetação;

- A AZUL aparecem as áreas ou objectos relacionados com água;

- PRETO é a cor mais utilizada e representa variados objectos e características do terreno, geralmente artificiais ou rochosos: estradas, caminhos, linhas de alta-tensão, edifícios, rochas e precipícios.